Diferenças entre Bonificação e Gratificação

Tudo o que Você Precisa Saber

No mercado de trabalho, nos deparamos com termos como "bonificação" e "gratificação". Mas, afinal, você sabe qual é a diferença entre esses conceitos? 

Conforme a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), empresas podem oferecer remuneração adicional, além do salário fixo, por meio de bonificações e gratificações

Segundo a Lei

O artigo 457 da CLT estabelece que empresas podem proporcionar valores extras, seja em dinheiro ou benefícios como folgas, viagens, produtos, vouchers, etc.

Segundo a Lei

A bonificação é uma compensação adicional concedida ao colaborador como reconhecimento por seu desempenho. Geralmente vinculada a metas específicas ou resultados, a bonificação ou bônus é uma forma de incentivar e recompensar conquistas notáveis.

Mas, afinal, o que é bonificação?

Mas saiba, a bonificação não é dada apenas em dinheiro, mas também em: - folgas; - viagens; - participação de lucros; - vales

Mas, afinal, o que é bonificação?

Já a gratificação é uma remuneração especial que pode ser concedida de forma eventual e não necessariamente relacionada ao desempenho individual. 

E gratificação?

Ela pode ser oferecida em circunstâncias específicas, como datas comemorativas, projetos bem-sucedidos ou eventos excepcionais.

Entretanto, diferentemente da bonificação, a gratificação é apenas financeira e não pode ser dada em formato de bens. 

E gratificação?

Importante ressaltar que a variação nas formas de bonificação e gratificação está diretamente relacionada à vontade do empregador.

 Em resumo, a CLT permite que empresas reconheçam o desempenho dos colaboradores por meio de bonificações e gratificações, proporcionando flexibilidade na escolha das formas de recompensa.