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Dicionário de Competências

Sistema de Avaliação de Competências

Embora muito conhecido e difundido no meio acadêmico e empresarial, o conceito do CHA tem evoluído e sofrido pequenas modificações.

O que é uma competência?

A mais conhecida definição para competência foi escrita por Scott B. Parry em sua obra “The quest for competencies”, em 1996, na qual ele diz: “Competências é um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, que afeta parte considerável da atividade de alguém, que se relaciona com o desempenho, que pode ser medido segundo padrões pré-estabelecidos e que pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento”.

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Para o mundo corporativo, competência é o conjunto de competências técnicas e comportamentais que empregados adequadamente permite atingir com sucesso os resultados para o ambiente organizacional.

Isto significa que não adianta ter um bom conhecimento técnico e não ter um perfil comportamental compatível com o bom desenvolvimento das atividades, bem como orientado para os resultados estratégicos da organização.

Lembre-se que para merecer o nome de competência o conjunto de atributos pessoais deve ser mensurável. É por isso que não se pode introduzir no grupo de atributos das competências definições subjetivas como garra, dedicação e positividade.

O conceito do C.H.A.

Os pilares mais conhecidos da competência são:

Conhecimento

É o saber adquirido, ou seja, para o indivíduo é a compreensão de conceitos e técnicas que são necessários para
atingir seus objetivos e que são adquiridos através de diferentes recursos, desde a simples observação, leituras, um
treinamento realizado e sua própria formação acadêmica.

Habilidade

É o saber fazer ou poder fazer, ou seja, para o indivíduo representa a sua aptidão em atividade prática para o
desempenho de sua missão e está associada à capacidade de produzir a partir do conhecimento adquirido, a
experiência prática e o aprimoramento progressivo das aptidões desenvolvidas com o tempo e a experiência.

Atitude

É o ser ou querer fazer, ou seja, para o indivíduo é a decisão consciente e emocional de seu modo de agir e reagir no
dia-a-dia em relação a fatos e outras pessoas de seu ambiente.

Modificando o conceito C.H.A.

Uma enorme variedade de modelos de competências vem sendo utilizado pelas empresas. É comum encontrarmos conjuntos de competência, tais como: essenciais, estratégicas, gerenciais, funcionais, de liderança, de auto-gestão, pessoais, core competencies, e assim vai. Um verdadeiro emaranhado.

Uma das demandas no mundo corporativo para buscar uma melhor compreensão, pelos colaboradores, sobre o processo de avaliação de competências levou a uma simplificação desta divisão das competências (conhecimento, habilidade e atitude) em apenas competências técnicas e comportamentais, pois há grande dificuldade, mesmo dentro do RH, em classificar as competências no CHA.

 

Competências Técnicas

São competências para o exercício de determinado cargo na empresa, as quais às vezes são segmentadas em grupos (gerenciais, operacionais, etc.) para designar competências de determinados grupos de pessoas ou áreas.

Competências Comportamentais

São comportamentos observáveis sem distinção se são aptidões ou traços de personalidade.

Competências Essenciais

Pequeno grupo de valores ou princípios considerados vitais para a empresa e aplicado a todos.

Resultados

Resultado de uma execução ou desempenho efetivo no trabalho.

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O que é um dicionário de competências?

Um dicionário de competências nada mais é do que um leque de competências bem definidas para apresentarmos aos gestores (lideranças) como um “cardápio”, sobre o qual eles “escolherão” aquelas competências que melhor representam o que o cargo pretende desenvolver.

A criação de um dicionário de competências da empresa também tem como objetivo minimizar os efeitos subjetivos de uma avaliação e uniformizar o conceito da competência entre os avaliadores. Recomenda-se que as avaliações sejam realizadas sob os mesmos critérios e não na interpretação individual do avaliador a respeito de um certo título.

Cuidados ao utilizar um dicionário de competências “pronto”:

  • Não se fixe apenas nos títulos das competências, pois eles são apenas “rótulos”.
  • Faça adaptações, seja de linguagem, seja de conteúdo.

Lembre-se, as competências técnicas mais importantes serão particulares do seu negócio, sendo assim, será pouco provável você encontrar um dicionário pronto.

Orientação: ao montar seu dicionário de competências comportamentais tome o cuidado de não introduzir como competência, por exemplo, ética e honestidade, pois estes são valores que sua empresa segue, mas que não faz sentido indicar como pontos a serem mensurados em uma avaliação, pois pense bem, você contrataria, ou manteria empregado, uma pessoa que não é ética ou honesta?

Formatando o Dicionário de Competências

Há um consenso de que um dicionário de competências deve ter pelo menos 3 elementos:

  1. Título: nome da competência.
  2. Conceito: é a definição ou descrição da competência.
  3. Níveis de complexidade OU comportamentos observáveis.

A formatação do terceiro item é onde encontramos mais variações, mas o mais comum é encontrarmos dois tipos de
apresentações:

1º Níveis de complexidade: é o formato onde definiremos cada um dos níveis de cada uma das competências e não
simplesmente utilizaremos a definição da escala de avaliação.

2º Comportamentos observáveis: neste caso, apenas listamos os comportamentos que indicam a prática da
competência.

Dica: é comum no meio corporativo utilizar-se uma mescla destas formatações onde para as competências técnicas
é empregada a definição dos níveis de complexidade, pois é mais fácil para as lideranças avaliarem este tipo de
competência, e para as competências comportamentais utiliza-se o desdobramento da competência em
comportamentos observáveis.

Direcionando a avaliação de competências comportamentais

Mesmo com uma boa definição das competências comportamentais sabemos que ainda assim é difícil mapearmos as competências dos cargos e avaliarmos pessoas.

Para auxiliar as lideranças neste trabalho as empresas têm desdobrado o conceito da competência comportamental em comportamentos observáveis.

Este termo tem encontrado muitas variações nas empresas, tais como: indicadores de desempenho da competência, indicadores comportamentais, práticas observáveis, elementos da competência, comportamentos indicadores, indicadores da competência, condutas observáveis, práticas associadas, e assim vai.

A melhor forma de deixar bem clara esta explicação é exemplificando com os comportamentos observáveis da competência de autodesenvolvimento:

  • Empenha-se em aprimorar seus conhecimentos, habilidades e postura, de forma autônoma.
  • Demonstra abertura para receber feedback que ajude a identificar ações necessárias para o seu aperfeiçoamento.
  • Faz uma autoavaliação adequada, estando ciente de suas capacidades, conhecimentos e experiências.
  • Participa efetivamente de treinamentos e ações de capacitação, buscando seu desenvolvimento profissional.

Principais erros na definição de competências

Informações muito subjetivas
Sempre que são definidas competências muito subjetivas, a informação tem pouca chance de contribuir para os
objetivos do programa de avaliação.

Detalhamento Excessivo
Identificar vários títulos interdependentes só se justifica se sua aquisição for feita separadamente ou se seu
conteúdo for demasiadamente complexo.

Detalhamento insuficiente
Agrupar competências distintas sob um mesmo título pode impedir a compreensão correta de como orientar o
treinamento e desenvolvimento.

Nomes diferentes, competências iguais
Uma mesma capacidade pode ter vários nomes, por isso definir previamente o dicionário de competências antes do
processo de mapeamento nos cargos previne que a mesma competência tenha vários nomes em áreas distintas, por
exemplo: relacionamento interpessoal, lidar com pessoas e atender a público.

Ignorar relação com treinamentos
Preferencialmente, um título de competência deve remeter ao nome do treinamento que garante sua aquisição.

Como definir a melhor escala de avaliação de competências

A escala de avaliação é um item muito importante para a criação de um dicionário de competências e ela deve estar adequada ao processo e cultura organizacional da sua empresa. Definir a escala de avaliação de competências mais adequada para seu processo e cultura organizacional da sua empresa.

Há dois tipos de escala de avaliação que serão apresentados a seguir:

  • Nível de complexidade
  • Nível de atendimento

Escala de níveis de complexidade

A escala de avaliação, ou régua de avaliação, é um ponto muito importante para a criação do dicionário de competências, pois afetará diretamente nos resultados do seu processo de avaliação e em como você definirá as competências e seus níveis para orientar os colaboradores no momento da avaliação.

A escala de avaliação define os níveis de entrega ou complexidade da competência. O objetivo desta escala é mensurar o grau de maturidade do colaborador em relação aos comportamentos derivados das competências.

Dica:

evite um número ímpar na escala de avaliação, pois há uma forte tendência do ser humano, seja ele o
avaliador ou o avaliado, de não querer se comprometer com a avaliação e indicar o ponto central da escala.

Cuidado:

procure trabalhar com uma escala progressiva, conforme o exemplo a seguir, ao invés de uma simples
escala de atendimento, pois uma escala progressiva permitirá análises utilizando um conceito de mapa de carreira,
ou mapa de competências, importante para feedback e desenvolvimento de um plano de carreira.

A seguir está um exemplo para uma escala de avaliação de competências:

Escala de nível de atendimento

Seria um trabalho inviável, e sem bons resultados, utilizar uma escala de nível de complexidade em um formato de avaliação 360º. Os colaboradores já têm dificuldade em avaliar seu subordinado direto e até mesmo fazer sua autoavaliação com a escala de nível de complexidade, então imagine como seria isto para avaliar pares, subordinados indiretos, clientes e fornecedores.

Para uma avaliação 360º é mais recomendado a utilização de uma escala de nível de atendimento, pois os objetivos com este tipo de avaliação são outros. Aqui está um exemplo bem comum para este tipo de escala:

Nível 1: Não atende
Nível 2: Atende parcialmente
Nível 3: Atende
Nível 4: Supera

Exemplo de Competências Técnicas

Ao definir uma escala de avaliação por nível de complexidade também se faz necessário preparar o dicionário de competências para esta finalidade. A seguir estão dois exemplos de definição dos níveis das competências.

Apresentação de dados

Definição: Habilidade exigida para apresentação de relatórios e informações, independente da mídia adotada.

Nível 1 – Básico
É capaz de formatar relatórios, porém utiliza padrões pré-definidos, ou seja, apenas insere as informações.

Nível 2 – Médio
É capaz de formatar relatórios contendo informações de nível intermediário e que serão apresentados somente em sua área de especialidade. Utiliza padrões pré-definidos, porém faz adaptações.

Nível 3 – Alto
É capaz de formatar relatórios contendo informações a serem apresentadas, definindo os padrões e formas que as mesmas serão apresentadas.

Nível 4 – Avançado
É capaz de reunir informações complexas e traduzi-las em formatos de apresentação que favoreçam ações e
decisões.

Gerenciamento de projeto

Definição: Capacidade de identificar, planejar, coordenar e acompanhar todas as atividades e processos necessários para a execução dos projetos.

Nível 1 – Básico
Acompanha as atividades conforme planejamento prévio. Segue as atividades que integram um projeto, sob uma supervisão do líder. Cumpre no tempo os compromissos. Garante o uso adequado dos recursos.

Nível 2 – Médio
Planeja e acompanha todas as atividades e processos necessários para execução de um projeto, sob supervisão esporádica. Define e cumpre os prazos dos compromissos assumidos.

Nível 3 – Alto
Identifica, planeja, coordena e acompanha projetos em todo o seu escopo, com autonomia. Elabora para cada projeto um programa de tarefas prioritárias e críticas.

Nível 4 – Avançado
Identifica, planeja, coordena e acompanha projetos com alto grau de complexidade, delegando tarefas. Age
de forma proativa para redução dos prazos. Propõe novas formas de gerenciamento de projetos.

Exemplo de Competências Comportamentais

A seguir estão dois exemplos de definição de competências comportamentais baseadas nas evidências da competência.

Comprometimento

Definição: Capacidade de mostrar envolvimento e interesse pelos objetivos e atividades em que está comprometido, “lutando” para cumprir com o que for de sua responsabilidade.

Comportamentos observáveis

  • Promove ativamente os valores de negócios da empresa.
  • Demonstra uma elevada identificação e compromisso com a empresa.
  • Sabe e reconhece as necessidades dos funcionários no tocante à motivação intrínseca.
  • Dá e recebe feedback, incentivando este processo na equipe.
  • Tem sensibilidade administrativa (cuidado com as pessoas).
  • Foca a melhor solução e não busca achar “culpados”.

Comunicação

Definição: Comunica-se de maneira clara e objetiva, focando na total compreensão das mensagens e troca de ideias. Sabe ouvir e influenciar as pessoas, percebendo o ambiente e adaptando a sua comunicação em cada situação.

Comportamentos observáveis

  • Estrutura e organiza as suas ideias, priorizando a objetividade e a qualidade na comunicação.
  • Transmite de forma clara e objetiva as informações escritas e orais, assegurando-se de sua compreensão.
  • Escuta seus interlocutores com atenção e entende as mensagens recebidas.
  • Demonstra capacidade de persuasão através de mensagens verbais e/ou não

Conclusão

O melhor dicionário de competências será aquele com que você consiga mapear as exigências dos cargos voltadas a atender os seus objetivos com a gestão de competências para sua empresa e que consiga ser clara para todos os seus colaboradores.

Independente se você esteja adquirindo um dicionário de competências “pronto”, construindo-o internamente ou contratando uma consultoria especializada, lembre-se de sempre adequá-lo a realidade e cultura da sua empresa e, mais importante ainda, lembre-se de que o quão mais simples, claro, objetivo e conciso ele for, mais facilmente você conseguirá que os colaboradores o compreendam e utilizem da mesma forma.

A melhor escala de avaliação é aquela que você consiga explicar aos seus colaboradores e que seja possível introduzir na cultura da sua empresa.

Como o software Join RH pode ajudar neste processo?

O Join RH ajudará você na criação do dicionário de competências e o ajudará a facilmente mapear as competências dos cargos e preparar seu processo de avaliação de competências.

Um software especializado trabalha com várias formatações das competências, níveis e comportamentos observáveis, e permite você criar seus conjuntos de competências da forma que melhor se adequar a sua empresa, além de te dar muitas análises do processo de avaliação, desde relatórios consolidados de gaps de competências a análises gráficas de dispersão dos funcionários cruzando desempenho e potencial, ou mesmo diagnósticos de evolução do desempenho dos colaboradores e/ou áreas ou unidades da empresa. Enfim, são muitas análises para ajudá-lo na melhor decisão para preparar seu plano para gestão das competências.

Clique no botão abaixo e descubra tudo o que você pode fazer para gerenciar suas competências no software Join RH

Conheça o Join RH

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Uma empresa de software e serviços totalmente direcionada à gestão de pessoas. Desenvolvedora do sistema de gestão de pessoas Join RH, há mais de 23 anos apoia seus clientes na constante evolução do RH.

Funcionalidades
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Analista de Testes

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Somos uma empresa apaixonada pelo que fazemos, trazendo transformação e inovação para o RH. São mais de 23 anos de experiência em desenvolvimento de software totalmente direcionado à gestão de pessoas.

 

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– E mais, ambiente descontraído, diversificado e colaborativo.

 

Carreira!

Oferecemos todo o apoio para que as pessoas se desenvolvam pessoal e profissionalmente, através de plano de carreira, programa de mentoria, ambiente desafiador e oportunidades de aprendizados constantes.

Você ajudará a desenvolver um ecossistema de soluções para facilitar a gestão e desenvolvimento das pessoas nas empresas. Utilizando metodologias ágeis, ferramentas/tecnologias de última geração, computação em nuvem, e muito mais, nós criamos soluções para o RH.

Além de fazer parte de um time de pessoas extraordinárias, você trabalhará com autonomia em um ambiente super amigável. Queremos que você traga o seu conhecimento e sua experiência para transformar o futuro com a gente.

 

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Há mais de uma vaga disponível para os níveis Junior, Pleno e Sênior.

Prezamos pela diversidade, liberdade e autonomia. Trabalhamos em um ambiente de oportunidades iguais, independente de gênero, orientação sexual e religião e não há lugar para qualquer tipo de discriminação.

Então, se você também valoriza tudo isso, curte tecnologias, muito aprendizado e gosta de novos desafios, aqui é o seu lugar!

 

Para saber mais, fale com a gente!

Os interessados devem encaminhar seu currículo para rh@linkedrh.com.br

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Assistente de Banco de Dados

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Desenvolvedor Java

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– Ser organizado e ter capacidade analítica.

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– Não se preocupe se você ainda é Junior e não é fera em Java, nós te ajudaremos com isto.

Além disso, o que também seria legal você saber?

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– Conhecimento em desenvolvimento para aplicações corporativas.

 

Possibilidade de carreira back-end, front-end e full-stack. Há mais de uma vaga disponível para os níveis Junior, Pleno e Sênior.

Prezamos pela diversidade, liberdade e autonomia. Trabalhamos em um ambiente de oportunidades iguais, independente de gênero, orientação sexual e religião e não há lugar para qualquer tipo de discriminação.

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Oferecemos todo o apoio para que as pessoas se desenvolvam pessoal e profissionalmente, através de plano de carreira, programa de mentoria, ambiente desafiador e oportunidades de aprendizados constantes.

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Além de fazer parte de um time de pessoas extraordinárias, você trabalhará com autonomia em um ambiente super amigável. Queremos que você traga o seu conhecimento e sua experiência para transformar o futuro com a gente.

O que esperamos de você?

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– Superior completo ou cursando em  Tecnologia da Informação, Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Análise de Sistemas ou afins.

– Conhecimento em desenvolvimento de aplicativos com Ionic, Android ou IOS.

Além disso, o que também seria legal você ter?

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Há mais de uma vaga disponível para os níveis Junior, Pleno e Sênior.

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Desenvolvedor Angular

O que a Linked RH faz?

Somos uma empresa apaixonada pelo que fazemos, trazendo transformação e inovação para o RH. São mais de 23 anos de experiência em desenvolvimento de software totalmente direcionado à gestão de pessoas.

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– 40 horas semanais com regime CLT e horário flexível.

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– Plano Odontológico

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– Home office

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Carreira!

Oferecemos todo o apoio para que as pessoas se desenvolvam pessoal e profissionalmente, através de plano de carreira, programa de mentoria, ambiente desafiador e oportunidades de aprendizados constantes.

Você ajudará a desenvolver um ecossistema de soluções para facilitar a gestão e desenvolvimento das pessoas nas empresas. Utilizando metodologias ágeis, ferramentas/tecnologias de última geração, computação em nuvem, e muito mais, nós criamos soluções para o RH.

Além de fazer parte de um time de pessoas extraordinárias, você trabalhará com autonomia em um ambiente super amigável. Queremos que você traga o seu conhecimento e sua experiência para transformar o futuro com a gente.

 

O que esperamos de você?

– Ser fera no desenvolvimento e ter paixão por desenvolver software!

– Ser uma pessoa colaborativa e gostar de trabalhar em equipe!

– Ter vontade de crescer e evoluir.

– Ser organizado e ter capacidade analítica.

Para isso buscamos alguém com …

– Superior completo ou cursando em  Tecnologia da Informação, Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Análise de Sistemas ou afins.

– Conhecimento em desenvolvimento com Angular.

Além disso, o que também seria legal você saber?

– Conhecimento em desenvolvimento de RESTful API.

– Conhecimento em desenvolvimento de testes automáticos.

– Conhecimento em desenvolvimento para aplicações corporativas.

 

Possibilidade de carreira back-end, front-end e full-stack. Há mais de uma vaga disponível para os níveis Junior, Pleno e Sênior.

Prezamos pela diversidade, liberdade e autonomia. Trabalhamos em um ambiente de oportunidades iguais, independente de gênero, orientação sexual e religião e não há lugar para qualquer tipo de discriminação.

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Título da vaga

 

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DO CARGO

  • Desenvolver sistema utilizando a linguagem de programação Java para web e JavaScript.
  • Analisar tecnicamente as tarefas de desenvolvimento.
  • Preparar fluxos de dados, especificações de programas e outras instruções necessárias, com a finalidade de garantir a alta disponibilidade e confiabilidade do produto desenvolvido.
  • Automatizar testes visando garantir o cumprimento das especificações de requisitos no desenvolvimento do sistema.

 

REQUISITOS

  • É fundamental o conhecimento no framework JSF e Primefaces.
  • Conhecimentos em programação Java.
  • Conhecimentos em consulta SQL para banco de dados Oracle ou SQL Server.

 

BENEFÍCIOS

Os benefícios iniciais oferecidos são: Unimed, Refeição, Seguro de Vida e Vale Transporte.

 


 

COMO SE CANDIDATAR?

Envie o seu currículo para rh@linkedrh.com.br com o título “Analista Programador Java” até o dia 30/11/2019.

Esperamos por você!


Silvio S. Kasahaya – Gerente de RH

Implantamos o sistema Join RH em 2019, onde destacamos a amplitude de processos de RH atendidos pelo sistema, praticidade e flexibilidade da ferramenta, ótima metodologia de implantação, garantindo-se o escopo e  prazos acordados, e por fim, o profissionalismo da equipe no atendimento e suporte às dúvidas. Parabéns à Linked RH pelo comprometimento na entrega do produto e satisfação dos clientes.


Marta Delmiro de Oliveira – Gerente de RH

Vale a pena ter a Linked RH como parceira, pois tem um nível de dinamismo que apoia constantemente a nossa evolução.

Logotipo RIP


Luciana Muller Ferreira – Coordenadora de RH

Estou muito satisfeita com o Join RH. O sistema foi muito importante para suportar as implementações de avaliações e novas ferramentas na empresa.


A parceria que temos com a Linked RH trouxe até nós ferramentas de R.H. que tem nos ajudado a profissionalizar cada vez mais nossos processos de gestão de pessoas. Considero como sendo uma parceria de sucesso! Parabéns à Linked RH pelo profissionalismo e pronto atendimento!


Cristina Lucchese Piccolotto – Diretora de Recursos Humanos 
Utilizamos o JoinRH na empresa há cerca de 6 anos. A ferramenta é um excelente apoio para a gestão integrada dos processos de Recursos Humanos, tais como, remuneração, avaliação ode desempenho, treinamento e desenvolvimento, entre outros. O sistema possibilitou melhorarmos o nível de atendimento ao nosso cliente interno, assim como agilizou a gestão das várias atividades de Recursos Humanos. A equipe do JoinRH demonstra o foco na melhoria contínua do sistema, alinhado às melhores práticas de mercado, assim como às necessidades de seus clientes. Isso é um diferencial que tem consolidado a nossa parceria de trabalho ao longo do anos.

Logotipo Schmersal


Rogério Baldauf – Diretor Superintendente 
Trabalhamos com o Join RH há mais de 8 anos e o sistema de gestão de pessoas tem atendido a todas as nossas expectativas. Ele fornece uma administração de pessoal completa, desde a seleção até o desligamento, e permite o acompanhamento dos KPIs e metas de toda a empresa de forma transparente. Quando precisamos de uma funcionalidade específica a equipe do Join RH sempre oferece uma solução.


Cláudio José Rosa – Gerente de R.H.
Nós da ACE – Schmersal estamos trabalhando com a ferramenta Join RH há alguns anos. Com ela nós podemos fazer todos os controles estratégicos da administração de pessoal. A navegação é simples e inteligente, qualquer pessoa pode utilizar, basta uma pequena orientação. Quando precisamos de novos recursos, o Ricardo Lopez e equipe estão prontos para nos atender. Recentemente desenvolvemos o “Mapa Estratégico Macro”, onde acompanhamos a evolução de todas as metas individuais e setoriais. Também pedimos para desenvolver o “9 Box manual”, que nos ajuda a identificar nossos talentos e a criar ações para desenvolvimento e retenção.


Fernanda C. Pacheco Machado – Consultora Interna de R.H.
A nossa parceria com o pessoal do sistema Join RH existe desde 2008 e podemos dizer que estamos muito satisfeitos, pois trata-se de uma ferramenta objetiva, de fácil utilização (tanto para o R.H. quanto para os gestores e colaboradores) e que nos permite inúmeras funcionalidades. Não tivemos nenhuma dificuldade na implantação, nem na manutenção, pois o Ricardo Lopez conta com uma equipe muito alinhada, atenciosa, pronta e disponível. Até hoje, todas as dúvidas que temos e possíveis correções e/ou atualizações no sistema, são atendidos com muita rapidez. Saliento também que eles estão sempre engajados em trazer melhorias para o sistema e aceitam nossas sugestões. Hoje trabalhamos com o gerenciamento dos treinamentos, das descrições de cargos, das avaliações e quadrantes de desempenho, dos formulários de requisições além da entrevista por competência e do nosso tão importante Mapa Estratégico. É muito bom poder contar com o sistema Join RH e, melhor ainda, com o pessoal da Linked RH, pelo excelente trabalho, produto e atendimento!

Logotipo Schaeffler


Alejandra G. P. Zanella – Gerente de R.H 
O sistema Join RH é uma ferramenta capaz de se flexibilizar em função das particularidades que a empresa apresenta, o que nos dias de hoje é muito importante, pois a cada dia surgem novas necessidades. Seus diversos módulos integram as informações da empresa de forma precisa e fácil, tornando a comunicação mais clara e rápida tanto entre R.H. e os gestores como entre a própria equipe de R.H. É um sistema que está em constante evolução e sempre buscando as melhores práticas do mercado. O grande destaque que a equipe Join RH apresenta é o atendimento ao cliente: eficiente para nos atender prontamente em nossas demandas diárias e preparada para novos desenvolvimentos.


Leonardo Caramante dos Santos – Analista de R.H. 
Tenho o privilegio de trabalhar com a Linked RH, atuamos diretamente com a solução do Join RH, uma empresa séria e inovadora, focada nos resultados e sempre pronta a atender os seus clientes.

Logotipo Penha


Lucas Ernesto Sartorelli – Gerente de R.H. 
O Join RH é uma ferramenta excelente para a Gestão do desenvolvimento dos Recursos Humanos de nossa organização. Permite acesso fácil e rápido às informações e, além disso, está em constante desenvolvimento. Também tem nos ajudado a otimizar os processos internos de RH.

Logotipo KSB


Dorival Cassani – Gerente de R.H 
Utilizamos o Join RH há alguns anos e posso dizer que a experiência tem sido muito boa. Além da qualidade e estrutura da ferramenta em si, o padrão de atendimento e suporte oferecidos pela Linked RH são excelentes, com respostas rápidas e, normalmente satisfatórias. Outro ponto forte, é a flexibilidade da ferramenta que nos permitiu, inclusive, expandir sua utilização para outras companhias do grupo na América Latina. Parabéns aos idealizadores do sistema, bem como a toda a equipe da Linked RH.

Logotipo Karcher


Elaine Regina Alves de Souza – Gerente de R.H. 
Quando o Join RH foi nos apresentado pela Linked RH, tivemos a certeza de ter encontrado no mercado, um sistema que atenderia todas as nossas necessidades para a Área de Gestão e de Desenvolvimento de Pessoal, pois de fato, é um sistema completo de gestão de recursos humanos que oferece soluções na otimização dos processos de trabalho. Ainda estamos em fase de implantação, mas já pudemos identificar que o sistema garantirá uma transparência das políticas da KÄRCHER, e mais ainda, estaremos automatizando e integrando nossos processos de RH, vinculados aos objetivos estratégicos da empresa. Com o Join RH está sendo possível acompanhar mais de perto nossos indicadores de RH para melhor tomada de decisão, fortalecendo assim nosso compromisso e seriedade do trabalho da nossa equipe de RH junto com os nossos colaboradores.

Logotipo Intertank


Viviane Passarin – Analista de Recursos Humanos 

O Join RH é uma ferramenta que nos ajuda muito no dia-a-dia e a equipe da Linked RH completa este auxilio, sendo sempre prestativos, rápidos e atenciosos. Obrigada pela parceria!

Logotipo EPPO


Patricia Oliveira – Supervisora de RH 
Que bom que realizamos essa parceria EPPO e Linked RH. Desde o processo de negociação, implantação, treinamento e suporte, a equipe da Linked RH sempre foi atenciosa, proativa e disposta a atender nossas solicitações. Estamos encantados com todo o processo de implantação e com o dinamismo e a funcionalidade do sistema Join RH. Com certeza superou as nossas expectativas. Gratidão por todo apoio!

Logotipo Elring Klinger


Aline Santos – Analista de R.H. 
A aquisição do Join RH nos auxiliou muito na gestão de diversos processos de R.H. em vários aspectos: possibilitou maior organização de procedimentos que antes eram operacionalizados em papel, maior interação da supervisão com a gestão de pessoal pelo acesso aos módulos de avaliação de desempenho, remuneração e treinamento, possibilidade de emissão de relatórios para análise e gestão de cargos, salários, treinamento, situação atual e proposta para o desenvolvimento dos colaboradores, entre outros, garantindo a otimização de nosso processos. O atendimento do suporte também é excelente, são rápidos e atenciosos no esclarecimento de dúvidas!

Logotipo Edscha


Suzana de Brito Wahl de Araujo – Coordenadora de R.H. 
Trabalhamos com a Linked RH há algum tempo e é um sistema que nos auxilia muito na gestão de pessoas. Oferece suporte a toda parte de desenvolvimento, treinamento, avaliações, etc., e é uma ótima ferramenta para os gestores. Estamos muito satisfeitos, não só com o software em si, mas também com o atendimento prestado. Eles nos dão todo suporte. Esperamos que nossa parceria perdure por muito tempo!

Logotipo Crown


Eliane Rígolo – Gerente de R.H. 
O Join RH apresenta um grande diferencial que é ter em sua equipe especialistas de R.H., pessoas que conhecem os subsistemas da área e compreendem as necessidades do cliente. A flexibilidade para customizações, a competência da equipe de suporte e a simplicidade para operacionalização do sistema também são pontos que marcam a nossa satisfação. Ter o Join RH como ferramenta de gestão tem feito o R.H. da Crown ser mais estratégico.


Lucélia Freire dos Santos – Coordenadora de R.H.
O Join RH é o sistema mais simples e eficiente que conheço, desde a implantação até a utilização no dia a dia pelos usuários. A flexibilidade do sistema é fundamental para atender as particularidades de cada empresa e o atendimento do suporte é excelente!

Logotipo Combustol Metalpó


Maria Godoy – Gerente de R.H. 
Sabemos o que leva os times de R.H. ao sucesso, mantendo um clima positivo, fortalecendo sinergias e obtendo melhores resultados. Recrutar bem, valorizar, recompensar, liderar e desenvolver funcionários são alguns desses passos. Para administrar tudo isso, nada melhor do que o Sistema de Gestão Join RH. Faço uso há mais de 12 anos, por isso, indico aos colegas e assino embaixo.

Logotipo Coim


Gláucia Bitencourt de Almeida – Gerente de R.H. e Qualidade 
É gratificante poder manter uma parceria de sucesso com a Linked RH, empresa que nos tem oferecido suporte e soluções para enfrentarmos os desafios competitivos do R.H.. Além disso, toda a equipe demonstra a cada dia o seu alto comprometimento com o cliente.

Logotipo CBC


Débora de S. Mello Carvalho – Gerente de R.H 
Trabalho com o Join RH e com o Ricardo Lopez já faz um tempo! O produto evoluiu muito, na empresa que estou atualmente fizemos todo o trabalho de implantação de gestão por competências através do sistema. Ele é muito fácil de operar para quem administra e amigável para os usuários. Como ele é bastante intuitivo não tivemos dificuldade na implantação, os gestores aprenderam a usar com facilidade e hoje têm bastante familiaridade com os recursos oferecidos. O atendimento e suporte do pessoal técnico é rápido e eficiente, uma vantagem que considero extremamente importante é em relação as melhorias ou solicitações que fazemos, geralmente elas são estudadas e atendidas como melhoria do produto e não são cobradas. Tivemos várias sugestões que foram incorporadas ao produto, isso é realmente um diferencial. Outro ponto importante é ele ter sido concebido para atender aos requisitos das normas de qualidade, nunca tivemos problemas com as auditorias, pelo contrário somos elogiados. O Ricardo Lopez é uma pessoa extremamente séria e correta, muito acessível ao cliente. Sou uma entusiasta do produto, costumo dizer que o Join RH se adequa aos processos de R.H. e não o contrário, como vemos nos ERPs tradicionais, é um aliado na geração de resultados da área de R.H.

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