Como dar feedback: Dicas práticas para melhorar seu feedback

Você já ouviu falar sobre RH Estratégico, mas ainda não tem certeza de como aplicá-lo na sua organização? Vamos explorar juntos esse conceito transformador e descobrir como ele pode revolucionar a forma como você gerencia seus recursos humanos.
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Receber uma crítica não é fácil, mas fazer a crítica nem sempre é tarefa das mais simples. Você sabe dizer o que realmente significa feedback? Como dar Feedback Corretamente é uma habilidade essencial que envolve não apenas transmitir uma mensagem, mas fazê-lo de maneira construtiva e eficaz.

A COISA MAIS IMPORTANTE NA COMUNICAÇÃO É OUVIR O QUE NÃO ESTÁ SENDO DITO.” (PETER DRUCKER)

O que é feedback?

Feedback é uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a melhoria dele. Ele é o parecer sobre uma pessoa, ou grupo de pessoas, na realização de um trabalho com o intuito de avaliar seu desempenho.

Este processo ocorre através do fornecimento de informações para o aperfeiçoamento do desempenho de uma pessoa, portanto, vinda de uma análise baseada no senso crítico e não no senso comum.

Feedback é comunicação, diálogo. E não palestra!

Sendo assim, feedback não é uma opinião que expresse um sentimento ou emoção, nem queixa, bronca, conselho ou mesmo lição de moral. Por isso para dar um feedback corretamente, nunca comece o diálogo já tendo em mente que tem certeza de que sabe a conclusão.

Qual a importância do feedback?

A importância da aplicação constante de feedback correto ao longo do tempo mostra que sua eficácia é tanto maior quanto mais próxima esteja da ocorrência que lhe deu origem. Esperar demais para fornecer feedback agrava as situações que precisam ser corrigidas e enfraquece o melhor momento para comemorar vitórias obtidas.

Como dar feedback corretamente é um desafio, pois requer entender as pessoas e a maneira como elas reagem para aprimorar sua capacidade de dar retorno. Ser capaz de fazer uma leitura das outras pessoas não é uma habilidade inata, mas algo que precisamos desenvolver.

Portanto, feedback é investir pouco e ter resultado rápido e direto, pois o feedback indica o caminho que deve ser seguido para que o objetivo seja atingido, afinal queremos mudar, ou ressaltar, algum comportamento.

Como o Join RH pode ajudá-lo com este processo?

O sistema Join RH ajudará você a criar o hábito de dar feedbacks corretamente, pois ele o alertará de longos períodos sem feedback e ajudará você a manter um controle centralizado destas ações, permitindo que sejam compartilhadas com seus superiores e sucessores. Além de tudo isto, quem está recebendo o feedback também terá a informação de fácil acesso, permitindo a ele também registrar sua opinião.

Um software especializado ajuda a incorporar a ação de feedback na cultura da empresa e dá a área de recursos humanos o controle deste processo.

Clique aqui se você quer saber mais sobre a ferramenta de feedback contínuo do Join RH.

Você tem dificuldade em dar feedback?

Entre os fatores culturais que tornam a leitura de como dar um feedback corretamente como crítica e agravam o desconhecimento das pessoas sobre como é bom fazê-lo estão:

  • Medo de chocar o receptor
  • Receio de receber críticas
  • Medo de ser mal interpretado
  • Medo de não saber como falar
  • Receio de ele não concordar
  • Achar que outra pessoa vai falar
  • Pensar que vai começar uma discussão
  • Achar que vai “sobrar” para si mesmo
  • Pensar que vai falar pela enésima vez
  • Temer as reações do outro
  • Medo de comprometer amizade, relações sociais, competência e status

Enquanto a pessoa que recebe o feedback pode ter medo de ser humilhada, aquele que está falando teme que o outro se ofenda com os seus comentários e deixe de gostar dele.

Você tem dificuldade em receber feedback?

Vivemos em uma cultura onde é difícil aceitar nossas ineficiências e ainda mais admiti-las para outros publicamente. Sendo assim, abaixo é citado porque muitas pessoas têm dificuldades em receber feedback:

  • Receio em admitir que errou
  • Falta de credibilidade em quem está dando feedback
  • Receio em perder a imagem ou status conquistado
  • Medo de autoconhecimento
  • Não gosta de ser chamado a atenção
  • Pensa que é perseguição
  • Diz saber o que faz e que é responsável pelos seus erros
  • Diz que esse é o seu jeito de fazer as coisas e que cada um tem seu jeito

Sob a influência de medos inconscientes, as duas partes tendem a entrar num modo defensivo.

Quais são os tipos de feedback?

Lembre-se! A maneira com que se dá o feedback, está intimamente relacionada à receptividade e eficácia dele.

Feedback formal
É um processo pontual e agendado.

Feedback informal
Ocorre continuamente no dia a dia.

Feedback positivo
Quando se deseja repetição do comportamento. Ele pode ter efeitos curativos e ajudar a pessoa a superar obstáculos em sua vida.

Feedback corretivo
Quando se deseja mudança de comportamento. Você sinaliza um determinado caminho a seguir com base em normas, regras e contexto.

Feedback insignificante
É vago, sem propósito, gera uma resposta mínima e nenhum impacto, por exemplo: “É isso aí!”, “Muito bem!”, “Meus parabéns!”.

Feedback ofensivo
Você ridiculariza, menospreza, é agressivo ou diminui o receptor. Atenção! Esse tipo de feedback pode causar danos à personalidade e à autoestima das pessoas.

Conclusão

Dar feedback é uma das coisas mais importantes que um líder pode fazer porque é por meio dele que ajudará alguém a se desenvolver. Ao mesmo tempo, é uma das tarefas mais difíceis porque, infelizmente, temos o costume de enxergá-lo como uma crítica.

Lembre-se, o feedback visa o aperfeiçoamento do desempenho de uma pessoa, portanto, ele deve ter uma base de senso crítico e não de senso comum.

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