Receber uma crítica não é fácil, mas fazer a crítica nem sempre é tarefa das mais simples. Você sabe dizer o que realmente significa feedback? Como dar Feedback Corretamente é uma habilidade essencial que envolve não apenas transmitir uma mensagem, mas fazê-lo de maneira construtiva e eficaz.
“A COISA MAIS IMPORTANTE NA COMUNICAÇÃO É OUVIR O QUE NÃO ESTÁ SENDO DITO.” (PETER DRUCKER)
O que é feedback?
Feedback é uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a melhoria dele. Ele é o parecer sobre uma pessoa, ou grupo de pessoas, na realização de um trabalho com o intuito de avaliar seu desempenho.
Este processo ocorre através do fornecimento de informações para o aperfeiçoamento do desempenho de uma pessoa, portanto, vinda de uma análise baseada no senso crítico e não no senso comum.
Feedback é comunicação, diálogo. E não palestra!
Sendo assim, feedback não é uma opinião que expresse um sentimento ou emoção, nem queixa, bronca, conselho ou mesmo lição de moral. Por isso para dar um feedback corretamente, nunca comece o diálogo já tendo em mente que tem certeza de que sabe a conclusão.
Qual a importância do feedback?
A importância da aplicação constante de feedback correto ao longo do tempo mostra que sua eficácia é tanto maior quanto mais próxima esteja da ocorrência que lhe deu origem. Esperar demais para fornecer feedback agrava as situações que precisam ser corrigidas e enfraquece o melhor momento para comemorar vitórias obtidas.
Como dar feedback corretamente é um desafio, pois requer entender as pessoas e a maneira como elas reagem para aprimorar sua capacidade de dar retorno. Ser capaz de fazer uma leitura das outras pessoas não é uma habilidade inata, mas algo que precisamos desenvolver.
Portanto, feedback é investir pouco e ter resultado rápido e direto, pois o feedback indica o caminho que deve ser seguido para que o objetivo seja atingido, afinal queremos mudar, ou ressaltar, algum comportamento.
Como o Join RH pode ajudá-lo com este processo?
O sistema Join RH ajudará você a criar o hábito de dar feedbacks corretamente, pois ele o alertará de longos períodos sem feedback e ajudará você a manter um controle centralizado destas ações, permitindo que sejam compartilhadas com seus superiores e sucessores. Além de tudo isto, quem está recebendo o feedback também terá a informação de fácil acesso, permitindo a ele também registrar sua opinião.
Um software especializado ajuda a incorporar a ação de feedback na cultura da empresa e dá a área de recursos humanos o controle deste processo.
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Você tem dificuldade em dar feedback?
Entre os fatores culturais que tornam a leitura de como dar um feedback corretamente como crítica e agravam o desconhecimento das pessoas sobre como é bom fazê-lo estão:
- Medo de chocar o receptor
- Receio de receber críticas
- Medo de ser mal interpretado
- Medo de não saber como falar
- Receio de ele não concordar
- Achar que outra pessoa vai falar
- Pensar que vai começar uma discussão
- Achar que vai “sobrar” para si mesmo
- Pensar que vai falar pela enésima vez
- Temer as reações do outro
- Medo de comprometer amizade, relações sociais, competência e status
Enquanto a pessoa que recebe o feedback pode ter medo de ser humilhada, aquele que está falando teme que o outro se ofenda com os seus comentários e deixe de gostar dele.
Você tem dificuldade em receber feedback?
Vivemos em uma cultura onde é difícil aceitar nossas ineficiências e ainda mais admiti-las para outros publicamente. Sendo assim, abaixo é citado porque muitas pessoas têm dificuldades em receber feedback:
- Receio em admitir que errou
- Falta de credibilidade em quem está dando feedback
- Receio em perder a imagem ou status conquistado
- Medo de autoconhecimento
- Não gosta de ser chamado a atenção
- Pensa que é perseguição
- Diz saber o que faz e que é responsável pelos seus erros
- Diz que esse é o seu jeito de fazer as coisas e que cada um tem seu jeito
Sob a influência de medos inconscientes, as duas partes tendem a entrar num modo defensivo.
Quais são os tipos de feedback?
Lembre-se! A maneira com que se dá o feedback, está intimamente relacionada à receptividade e eficácia dele.
Feedback formal
É um processo pontual e agendado.
Feedback informal
Ocorre continuamente no dia a dia.
Feedback positivo
Quando se deseja repetição do comportamento. Ele pode ter efeitos curativos e ajudar a pessoa a superar obstáculos em sua vida.
Feedback corretivo
Quando se deseja mudança de comportamento. Você sinaliza um determinado caminho a seguir com base em normas, regras e contexto.
Feedback insignificante
É vago, sem propósito, gera uma resposta mínima e nenhum impacto, por exemplo: “É isso aí!”, “Muito bem!”, “Meus parabéns!”.
Feedback ofensivo
Você ridiculariza, menospreza, é agressivo ou diminui o receptor. Atenção! Esse tipo de feedback pode causar danos à personalidade e à autoestima das pessoas.
Conclusão
Dar feedback é uma das coisas mais importantes que um líder pode fazer porque é por meio dele que ajudará alguém a se desenvolver. Ao mesmo tempo, é uma das tarefas mais difíceis porque, infelizmente, temos o costume de enxergá-lo como uma crítica.
Lembre-se, o feedback visa o aperfeiçoamento do desempenho de uma pessoa, portanto, ele deve ter uma base de senso crítico e não de senso comum.
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