Quais são os principais indicadores de RH?

Você sabe o que são indicadores de RH? Não se preocupe se você não sabe a resposta. Afinal, neste artigo, você aprenderá esse conceito,
people analitics

Navegue pelos tópicos:

Navegue pelos tópicos:

Você sabe o que são indicadores de RH? Não se preocupe se você não sabe a resposta. Afinal, neste artigo, você aprenderá esse conceito, quais são os principais indicadores, assim como exemplos de aplicação na área de Recursos Humanos. Além disso, ensinaremos dicas práticas para que você consiga aplicar tudo o que for falado aqui.

Antes de mais nada, saiba que os indicadores de RH podem ser definidos através do método Key Performance Indicator (KPI). Afinal, ele é essencial para mensurar se as suas estratégias estão fazendo a diferença na empresa durante um período específico. Em outras palavras, esse conceito remete à importância de definir métricas para avaliar o impacto das ações de Recursos Humanos em vários aspectos da organização.

Afinal, como afirmou Peter Drucker, o pai da administração moderna: “se você não pode medir, você não pode gerenciar”. Desse modo, ao definir indicadores estratégicos, você será capaz de avaliar o que funciona e o que pode melhorar. Desse modo, a área de Recursos Humanos será mais ágil, eficiente e estratégica.

Como medir os indicadores de RH?

Antes de tudo, saiba que cada organização possui suas métricas ideais, ou seja, elas são únicas. Contudo, entender quais são as boas práticas para se definir bons indicadores de RH é um excelente norte para começar a aplicar essa prática na sua gestão. Portanto, confira, a seguir, as principais características dos bons indicadores.

Detalhados
Os indicadores precisam ser detalhados, fazendo com que você possa apontar com mais facilidade os pontos de melhoria e de sucesso das suas iniciativas na área de Recursos Humanos.

Alinhados entre si
Todos os indicadores de RH definidos por você precisam estar alinhados entre si. Desse modo, eles não entrarão em conflito entre si.

Mensuráveis
Além disso, eles precisam ser mensuráveis. Em outras palavras, precisam ser identificados através de números.

Essenciais
Podemos dizer que eles devem ser essenciais. Afinal, aqui, o menos é mais. Logo, você precisa focar no que é realmente importante mensurar.

Simples
Os indicadores de RH devem ser simples. Logo, a ideia é que eles sejam facilmente compreendidos por todos os colaboradores da organização.

Acionáveis
Esses índices também precisam ser acionáveis. Em outras palavras, eles devem ser totalmente possíveis de serem impactados pela área de Recursos Humanos.

Relacionado ao resultado esperado
Por outro lado, as suas métricas precisam ter uma relação direta com o resultado que você espera. Por exemplo, quando se trata de negócios, contratar talentos para a empresa não é o indicador geral. Afinal, ele não está diretamente relacionado ao resultado que esperamos.

Quais são os principais indicadores de RH?

Agora que você já sabe que os indicadores de RH são métricas que se relacionam de forma direta com os objetivos da empresa, vamos definir quais deles são essenciais para você. Listamos a seguir os dados mais relevantes sobre o departamento de Recursos Humanos da sua organização e de que maneira eles impactam o negócio como um todo.

  • Taxa de rotatividade;
  • Eficácia de treinamento;
  • Índice de rotatividade voluntária e involuntária;
  • Qualidade de contratação;
  • Taxa de abandono no período de experiência;
  • Percentual do custo de mão de obra;
  • Nível de satisfação dos funcionários (eNPS Score);
  • Índice de promoção interna;
  • Taxa de engajamento dos funcionários;
  • Percentual de satisfação com os benefícios oferecidos pela empresa;
  • Índice de produtividade dos colaboradores;
  • Custo total de ausência de funcionário;
  • Taxa de absenteísmo.

Já que mencionamos os principais indicadores de RH, então, o que não é uma métrica de Recursos Humanos? Para não restar dúvidas, não podemos considerar como uma métrica de RH aquele indicador que não tem relação direta com os resultados do negócio.

Coloque o conhecimento em ação

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre indicadores de RH e já identificou os mais importantes para sua empresa, é hora de colocar o conhecimento em ação. Em primeiro lugar, a estrutura dessa métrica deve ser a seguinte:

  1. Objetivo do negócio
    Em primeiro lugar, identifique a área de interesse do negócio que será impactada pelo indicador.
  2. Indicadores de RH
    Em seguida, defina de uma a três métricas que podem afetar diretamente o objetivo do negócio.
  3. Índice atual
    Agora, coloque os números que representam a condição atual da métrica escolhida por você.
  4. Meta
    Por fim, represente a condição ideal da meta, ou seja, onde você precisa chegar para alcançar seu objetivo?

Dica bônus: Como criar um mindset que evidencie a importância do conceito para a organização?

Antes de mais nada, é preciso que um líder se responsabilize pelo acompanhamento ou definição das métricas. Nesse sentido, é preciso criar o chamado scorecard, ou seja, um agrupamento de dados. Em outras palavras, os líderes precisam se reunir para fazer a análise crítica das estratégias de Recursos Humanos com base nas informações definidas por meio dos indicadores de RH. Desse modo, conseguirão ter uma visão clara e gerenciar de maneira eficaz e com base em fatos e dados.

Como um sistema de RH pode ajudar sua empresa neste processo?

Quando se trata de estratégias de dados e estratégias de Recursos Humanos, o sistema Join RH, desenvolvido pela Linked RH, é um sistema completo para levantar indicadores relevantes para o seu negócio. Afinal, lembre-se: quem não mede, não gerencia. Para saber mais sobre o Join RH e de que maneira ele pode transformar a área de Recursos Humanos e o mindset da sua organização, é só clicar aqui.