O feedback no mundo corporativo é o parecer sobre uma pessoa na realização de um trabalho com o intuito de avaliar seu desempenho. Ele revelará pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a melhoria dele. Por isso, é muito importante que antes de dar seu feedback, você elabore um pequeno roteiro. Como criar um roteiro para um bom feedback? Aqui estão dicas para guiá-lo para um bom resultado.
Roteiro para um bom feedback
- Preparação do feedback
Reflita cuidadosamente sobre o que pretende falar e faça um balanço de aspectos positivos e negativos, assim os fatos mais importantes serão privilegiados na conversa, bem como os pontos positivos ajudam a quebrar a resistência. Como criar um roteiro para um bom feedback? - Escolha do ambiente para o feedback
A conversa deve ser em um ambiente neutro, sem interrupções ou terceiros, pois o local adequado ajuda a diminuir a tensão. É fundamental que telefonemas ou secretárias não interrompam o processo durante o roteiro para um bom feedback. - Definição de regras para o feedback
Para que a conversa não se reduza a um jogo de acusações e defesas é aconselhável pedir que, enquanto você fala, o outro apenas escute, pois, as respostas de bate-pronto geram tensão. Com a espera, a impulsividade é controlada e há tempo para assimilar o que foi dito. - Início do feedback
Inicie a reunião de feedback de forma leve e se concentre sobre os pontos positivos de quem ouve, antes de cobrar algo, pois isto ajuda a diminuir as defesas do outro e ainda dissolve parte da tensão da conversa na hora de seguir o roteiro para um bom feedback. - Finalização do feedback
Ao final é fundamental haver um reforço dos pontos principais do feedback, pois ajuda a organizar o pensamento e selecionar o mais importante da conversa. Seja breve!
Dicas para um bom feedback
Nunca se esqueça de que críticas devem ser feitas reservadamente, mas elogios podem ser públicos!
1 – Seja específico no feedback
Ser específico e não generalista não cria dúvidas ou falsas expectativas durante o processo. Apresente exemplos e argumentos palpáveis!
2- Seja simpático e tenha empatia durante o feedback
Não faça com que esta conversa pareça que você quer “derrubar” a pessoa, quebre o gelo e inicie sempre com expressões amigáveis.
3 – Mantenha o equilíbrio ao dar o feedback
Não elogie demais, nem critique demais. Para ser construtivo, o feedback não pode ser “puxão de orelha” nem tampouco “jogar confete”. Equilibre sua análise ressaltando os pontos fortes e os pontos a serem desenvolvidos.
4 – Apresente orientações com o feedback
Mostre como o processo realizado pelo ouvinte poderia ter tido um resultado melhor. Apenas dizer que algo não deu certo, sem comentários consistentes, deixa o feedback sem sentido. É necessário sinalizar o que pode e deve ser feito para melhorar.
5 – Tenha a mente aberta durante o feedback
Mostre estar aberto para trocar ideias e procure entender se existem fatores desconhecidos por você que podem estar afetando o desempenho.
6 – Evite o tom acusatório ao dar o feedback
Não utilize frases como “você é” ou “você fez”. Ao invés disto, é melhor dizer “eu sinto que você é” ou “eu tive a sensação de que você fez”. Esse posicionamento alivia o outro e o torna mais receptivo.
7 – Observe o ouvinte durante seu feedback
Mantenha a percepção de como o ouvinte reage às suas colocações. A expressão facial irá orientá-lo se o feedback está sendo construtivo ou apenas complicando uma situação que poderia ser contornada sem grandes “atropelos” de comunicação.
8 – Escute também no momento do feedback
Quem fala também deve estar preparado a escutar a outra parte. Uma comunicação unilateral não surte os melhores efeitos, por isso, esteja pronto para ver o “outro lado da moeda”.
9 – Escolha o momento certo para o feedback
O feedback faz mais sentido quando é fornecido pouco tempo após o comportamento sobre o qual se espera retorno. Não guarde por meses algo importante a dizer, porém, se a situação for de estresse, tratar do tema quando os ânimos continuam alterados só piora as coisas.
10 – Foque em comportamentos no feedback
Dar o foco em comportamentos, e não em pessoas, possibilita uma análise e medição. Não compare o ouvinte com outras pessoas!
11 – Também questione durante o feedback
Faça perguntas e seja paciente e bom ouvinte das respostas.
12 – Compartilhe informações no feedback
Um bom feedback não é uma conversa de conselhos ou opinião. Fale somente sobre o que você está vendo.
13 – Tome nota do feedback
Fazer anotações é importante tanto para quem dá quanto para quem recebe o feedback, pois assim nenhum fator importante será esquecido. Ao final da conversa, releia os compromissos e estipule pontos de controle.
Como o Join RH pode ajudá-lo com este processo?
O sistema Join RH ajudará você a criar o hábito de dar feedbacks, pois ele o alertará de longos períodos sem feedback e ajudará você a manter um controle centralizado destas ações, permitindo que sejam compartilhadas com seus superiores e sucessores. Além de tudo isto, quem está recebendo o feedback também terá a informação de fácil acesso, permitindo a ele também registrar sua opinião.
Um software especializado ajuda a incorporar a ação de feedback na cultura da empresa e dá a área de recursos humanos o controle deste processo.
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Resumo das dicas para o feedback
FEEDBACK CAMPEÃO! | FEEDBACK FRACASSADO! |
Específico | Generalista |
Simpático e empatia | Antipático e desprezo |
Equilibrado entre positivo e construtivo | Só feedback negativo |
Sinaliza o que deve ser mudado | Não dá orientações |
Está perceptível as reações do ouvinte | Não observa o ouvinte |
Você assume a responsabilidade | A responsabilidade é transferida |
Ouve a pessoa | A comunicação é unilateral |
Ocorre o mais breve possível | É retardado, guardado e descarregado |
Descreve o comportamento | Avalia e julga o comportamento |
Apresenta fatos | Dá opinião e conselho |
Registra ações e evidências do feedback | Bate papo sem propósito |
É direto e claro | É indireto e não é claro |
Levanta questões relevantes | Faz afirmações sem embasamento |
Especifica as consequências | As consequências são vagas |
É solicitado ou desejado | É imposto |
Afirma o valor do receptor | Nega o valor do receptor |
Conclusão
Ao melhorar as habilidades de feedback, estabelecemos um processo de compreensão, respeito e confiança em uma relação. A liderança deve gerar no liderado o desejo por feedback e não a aversão.
Se a organização não possui em sua cultura a prática do feedback é preciso ser realizado um processo de conscientização sobre a importância dele. Muitos profissionais têm realmente maiores chances de ascensão na carreira depois que recebem feedback sobre sua atuação na empresa, pois essa é uma oportunidade para identificar os pontos fortes e os que precisam ser melhorados no colaborador.
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Momento de reflexão sobre feedbacks
- Quantos feedbacks você deu este ano?
- Quantos feedbacks você recebeu este ano?
- Qual foi o feedback que mais contribuiu para o seu desenvolvimento?