Quando as metas de uma empresa são metas SMART, elas são aceitas e engajam a maioria dos colaboradores. Neste artigo apresentaremos um checklist para você utilizar durante a criação das metas SMART.
O que é um checklist para criar metas SMART?
O checklist é um guia prático para validar se a sua meta é realmente uma meta SMART.
Para satisfazer as características SMART estou sugerindo um curto e objetivo checklist, o qual você pode complementar e que ajudará você a elaborar metas corretamente.
Siga as orientações deste checklist que você conseguirá estabelecer boas metas SMART e ter sucesso com seu planejamento do mapa estratégico da empresa.
Meta SMART – eSpecífica (Specific)
As metas precisam ser específicas, claras, concisas e fáceis de entender.
- O que eu quero realizar?
- Por que razões devo realizar?
- Quem está envolvido?
- Onde vai acontecer?
- Quando deve ser atingido?
- Quais são as necessidades e restrições?
Meta SMART – Mensurável (Measurable)
As metas devem ser passíveis de serem avaliadas através de critérios concretos para medir o progresso dos resultados esperados.
- O que pode ser quantificado?
- Como vou saber quando foi alcançado?
- Quais são as características mensuráveis?
- Como posso acompanhar a realização?
Meta SMART – Atingível (Attainable)
As metas têm que ser alcançáveis.
- Quais são as competências necessárias?
- Nossos produtos/serviços tem qualidade suficiente para tornar a meta realidade?
- Temos dinheiro para fazer os investimentos?
- As condições de mercado são favoráveis?
- Quão realista é a meta sob as restrições conhecidas?
Meta SMART – Relevante (Relevant)
As metas precisam ser relevantes para o cumprimento da missão, visão e valores da empresa.
- Você aceitará perseguir a meta?
- A meta está alinhada com seu propósito?
- A meta está alinhada aos princípios da empresa?
- Princípios éticos ou legais são desrespeitados?
- Este é o momento certo?
- Será que isto corresponde aos nossos outros esforços ou necessidades?
Meta SMART – Temporal (Time-bound)
As metas devem ser estabelecidas com um limite temporal bem definido.
- Qual a data de início da busca pela meta?
- Qual a data final para que a meta seja alcançada?
- O tempo é curto demais e torna a meta impossível?
- O tempo é longo e faz você perder o foco?
Como o Join RH pode ajudá-lo com este processo?
O sistema Join RH ajudará você a conduzir melhor seu processo de gestão de metas. Além de manter um controle visual e centralizado sobre todas suas metas, ele também permitirá um acompanhamento mais eficaz das ações a serem tomadas quando uma meta estiver fora da sua faixa de normalidade. Será uma forma prática de distribuir esta gestão com segurança através de um portal.
Um software especializado incorporará um processo de workflow para a aferição de resultados e o controle do acesso será determinado pelo RH. Normalmente estes sistemas permitem a você criar quantos mapas estratégicos forem necessários e contam com uma enorme facilidade para gerenciamento, visualização gráfica e pesquisa das informações.
Dê adeus às planilhas Excel e ganhe produtividade, padronização e organização em seu processo!
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Exemplos de metas SMART
Meta: Uma rede de lojas de eletrodomésticos deseja melhorar a satisfação de seus clientes.
META SMART: Melhorar a nota de satisfação dos clientes da loja de São Paulo em 40%, ou seja, de 5 para 7, em 5 meses.
NÃO É META SMART: Melhorar a satisfação dos clientes da loja de São Paulo em 40% em 5 meses.
Meta: Uma indústria de sucos de uva deseja aumentar seu market-share.
Meta SMART: Conquistar 25% do mercado de suco de uva na região sudeste do Brasil até dezembro de 2015.
NÃO É META SMART: Aumentar as vendas de suco de uva na região sudeste do Brasil.
Conclusão
Quando as pessoas não têm metas claras e possíveis de atingir, não devemos esperar que alcançassem necessariamente bons resultados. Metas são necessárias não apenas para nos motivar, mas são essenciais para nos manter vivos. As metas são essenciais aos seres humanos para nos manterem vivos e não apenas para motivação.
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