A LGPD no recrutamento e seleção

Entenda como a implementação da LGPD impacta o recrutamento e seleção e saiba como aprimorar a captação de currículos.
LGPD

Navegue pelos tópicos:

Navegue pelos tópicos:

A implementação da LGPD no recrutamento e seleção será o fim da captação de currículos? Não necessariamente.

A LGPD visa garantir e fortalecer a posse dos dados pessoais. As empresas precisam aprimorar a captação e geração de bancos de currículos. RHs tradicionais, que arquivam documentos em papel, podem sofrer mais com a LGPD devido à perda de documentos de candidatos não selecionados. Isso pode causar vazamentos e comprometer a proteção de dados.

Quando uma empresa recebe currículos impressos ou por e-mail, não há autorização expressa para o uso dos dados. A automatização do processo surge como uma alternativa para otimizar o recrutamento e garantir a proteção de dados.

Candidatos devem expressar consentimento para oferecer seus dados à empresa, permitindo a utilização e armazenamento. As informações do currículo e do processo devem ser disponibilizadas pelos titulares, com a possibilidade de serem guardadas em um banco de currículos.

Sem consentimento para armazenar os dados vindos através do recrutamento e seleção, a empresa deve excluir informações dos candidatos não contratados, pois estará em desconformidade com a LGPD.

Entenda como a implementação da LGPD impacta o recrutamento e seleção e saiba como aprimorar a captação de currículos.

Leia também: Qual o melhor software de RH para sua empresa?