A Plastipak, uma empresa com espírito de inovação e excelência, idealizou um projeto que permitisse o engajamento do trabalho em equipe e que proporcionasse um ambiente de colaboração contínua. Esse projeto, denominado “Cartão Obrigado”, teve como objetivo incentivar os seus colaboradores a expressar o seu agradecimento e reconhecer a ação de um colega. No final de cada ano, são premiados os colaboradores que mais enviam e mais recebem “Cartões Obrigado”.
A princípio, a empresa iniciou o projeto de forma manual, onde cada colaborador ganhava no início do ano 12 cartões em papel, podendo ser enviado um a cada mês para o seu colega de trabalho. Assim, para que o RH pudesse contabilizar quem recebia e quem enviava, os colaboradores precisavam informá-los por e-mail.
Sem dúvida, esse controle gerava muito esforço e tempo para uma gestão efetiva do programa. Além disso, controlavam todo trabalho por planilha em Excel.
Como a Linked RH contribuiu com o “Cartão Obrigado”
Sobretudo, para automatizar esse processo, Rodrigo Vigato, especialista em Recursos Humanos da Plastipak e responsável por esse projeto, contou com o apoio da Linked RH, que já oferecia a funcionalidade de feedback. Com a alta flexibilidade do sistema, a equipe concluiu que poderia expandir esse recurso para o programa “Cartão Obrigado”. O principal atrativo foi possibilitar incluir os agradecimentos pelo celular.
A Linked RH ofereceu dois relatórios e um gráfico para acompanhamento, permitindo realizar pesquisas por colaborador, data, superior imediato e centro de custo. Além disso, também foi possível visualizar qual foi o agradecimento, sempre tendo em mãos um gráfico para observar quantos cartões foram enviados e recebidos por mês.
Com o sistema Join RH, foi possível controlar a privacidade das informações e permitir que todos os colaboradores pudessem enviar cartões para qualquer pessoa da empresa. A gestão do programa se tornou automatizada e reduziu significativamente o tempo que o RH despendia nesse controle.
Rodrigo destaca que os principais resultados obtidos com esse projeto foram:
- Automatização do projeto e um aumento de 42% no envio por parte dos colaboradores. “As pessoas estão cada vez mais utilizando a tecnologia para se relacionarem, o ”Cartão Obrigado” é uma forma de comunicar ao outro o quanto reconhece uma ação/ajuda recebida, então a versão virtual se tornou mais atrativa e o número de cartões aumentou consideravelmente”, destaca Rodrigo.
- O programa contou com o apoio da alta administração e partiu de uma solicitação do Diretor Geral da Plastipak. Para uma cultura de reconhecimento na empresa e o sucesso do “Cartão Obrigado”, é fundamental que a liderança seja o modelo vivo.
- Facilidade do processo, sem escrever no papel, digitalizar, enviar por e-mail para o RH e ir até a pessoa entregar. Uma ferramenta amigável como o Join RH ajudou muito neste ponto.
“Em época de pandemia, traz uma segurança de não ter o contato com o papel e além de tudo, contribuímos com o meio ambiente, focando em um dos nossos valores que é a sustentabilidade”, finaliza Rodrigo.
Sobre a Linked RH
A Linked RH é uma empresa de software e serviços totalmente direcionada à gestão de pessoas, atendendo empresas dos mais diversos segmentos ao nível nacional. Os mais de 27 anos de experiência mostram como a metodologia, conhecimento e informação se transformaram em um software de alto nível de tecnologia e inovação. Tudo isso sem perder a simplicidade, interatividade e facilidade de uso. Também contamos com um blog para compartilhar dicas e inovações do nosso software.
Sobre a Plastipak
A Plastipak é líder global nos setores de embalagens rígidas de plástico e reciclagem. Tendo a inovação como uma orientação principal, a empresa opera em mais de 60 sedes espalhadas por todo o globo. Conheça a Plastipak.