Feedback

Feedback: Desvendando os segredos para o crescimento do seu negócio e o desenvolvimento do seu time!

Descubra como essa ferramenta poderosa pode impulsionar o desempenho individual e coletivo, cultivando uma cultura de aprendizado contínuo e excelência.

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O que é feedback?

Feedback é uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a melhoria do mesmo. Ele é o parecer sobre uma pessoa, ou grupo de pessoas, na realização de um trabalho com o intuito de avaliar seu desempenho.

Qual a importância do feedback?

A importância da aplicação constante de feedback ao longo do tempo mostra que sua eficácia é tanto maior quanto mais próxima esteja da ocorrência que lhe deu origem. Esperar demais para fornecer feedback agrava as situações que precisam ser corrigidas e enfraquece o melhor momento para comemorar vitórias obtidas.

Dar feedback é um desafio, pois requer entender as pessoas e a maneira como elas reagem para aprimorar sua capacidade de dar retorno. Ser capaz de fazer uma leitura das outras pessoas não é uma habilidade inata, mas algo que precisamos desenvolver.

Portanto, feedback é investir pouco e ter resultado rápido e direto, pois o feedback indica o caminho que deve ser seguido para que o objetivo seja atingido, afinal queremos mudar, ou ressaltar, algum comportamento.

Quais são os tipos de feedback?

Formal

É um processo pontual e agendado.

Informal

Ocorre continuamente no dia a dia.

Positivo

Quando se deseja repetição do comportamento. Ele pode ter efeitos curativos e ajudar a pessoa a superar obstáculos em sua vida

Corretivo

Quando se deseja mudança de comportamento. Você sinaliza um determinado caminho a seguir com base em normas, regras e contexto.

Insuficiente

É vago, sem propósito, gera uma resposta mínima e nenhum impacto, por exemplo: “É isso aí!”, “Muito bem!”, “Meus parabéns!”.

Ofensivo

Você ridiculariza, menospreza, é agressivo ou diminui o receptor. Atenção! Esse tipo de feedback pode causar danos à personalidade e à autoestima das pessoas.

Lembre-se: A maneira com que se dá o feedback, está intimamente relacionada à receptividade e eficácia do mesmo.

Quais são as maiores dificuldades do feedback?

Existem diversos fatores que dificultam o processo de dar e receber feedbacks. Abaixo você poderá encontrar quais são.

Dificuldades em dar feedback

Dar nome as coisas já é uma tarefa bem difícil.

Entre os fatores culturais que tornam a leitura do feedback como crítica e agravam o desconhecimento das pessoas sobre como é bom fazê-lo estão:

Enquanto a pessoa que recebe o feedback pode ter medo de ser humilhada, aquele que está falando teme que o outro se ofenda com os seus comentários e deixe de gostar dele.

Dificuldades em receber feedback

Não chame um Arquivista de Especialista em Arquivos!

Vivemos em uma cultura onde é difícil aceitar nossas ineficiências e ainda mais admiti-las para outros publicamente. Sendo assim, abaixo é citado por que muitas pessoas têm dificuldades em receber feedback:

Sob a influência de medos inconscientes, as duas partes tendem a entrar num modo defensivo.

Como dar Feedback?

Antes de dar seu feedback, elabore um pequeno roteiro. Aqui estão cinco passos para guia-lo para um bom resultado.

01. Preparação

Reflita cuidadosamente sobre o que pretende falar e faça um balanço de aspectos positivos e negativos, assim os fatos mais importantes serão privilegiados na conversa, bem como os pontos positivos ajudam a quebrar a resistência.

02. Escolha do ambiente

A conversa deve ser em um ambiente neutro, sem interrupções ou terceiros, pois o local adequado ajuda a diminuir a tensão. É fundamental que telefonemas ou secretárias não interrompam o processo de feedback.

03. Definição de regras

Para que a conversa não se reduza a um jogo de acusações e defesas é aconselhável pedir que, enquanto você fala, o outro apenas escute, pois, as respostas de bate-pronto geram tensão. Com a espera, a impulsividade é controlada e há tempo para assimilar o que foi dito.

04. Início

Inicie a reunião de feedback de forma leve e se concentre sobre os pontos positivos de quem ouve, antes de cobrar algo, pois isto ajuda a diminuir as defesas do outro e ainda dissolve parte da tensão da conversa.

05. Finalização

Ao final é fundamental que haja um reforço dos pontos principais do feedback, pois ajuda a organizar o pensamento e selecionar o mais importante da conversa. Seja breve!

Dicas de como dar e receber Feedbacks

Nunca se esqueça de que críticas devem ser feitas reservadamente, mas elogios podem ser públicos!

Ser específico e não generalista não cria dúvidas ou falsas expectativas durante o processo. Apresente exemplos e argumentos palpáveis!

Não faça com que esta conversa pareça que você quer “derrubar” a pessoa, quebre o gelo e inicie sempre com expressões amigáveis.
Não elogie demais, nem critique demais. Para ser construtivo, o feedback não pode ser “puxão de orelha” nem tampouco “jogar confete”. Equilibre sua análise ressaltando os pontos fortes e os pontos a serem desenvolvidos.
Mostre como o processo realizado pelo ouvinte poderia ter tido um resultado melhor. Apenas dizer que algo não deu certo, sem comentários consistentes, deixa o feedback sem sentido. É necessário sinalizar o que pode e deve ser feito para melhorar.
Mostre estar aberto para trocar ideias e procure entender se existem fatores desconhecidos por você que podem estar afetando o desempenho.
Mostre estar aberto para trocar ideias e procure entender se existem fatores desconhecidos por você que podem estar afetando o desempenho.
Mantenha a percepção de como o ouvinte reage às suas colocações. A expressão facial irá orientá-lo se o feedback está sendo construtivo ou apenas complicando uma situação que poderia ser contornada sem grandes “atropelos” de comunicação.
Quem fala também deve estar preparado a escutar a outra parte. Uma comunicação unilateral não surte os melhores efeitos, por isso, esteja pronto para ver o “outro lado da moeda”.
O feedback faz mais sentido quando é fornecido pouco tempo após o comportamento sobre o qual se espera retorno. Não guarde por meses algo importante a dizer, porém se a situação for de estresse, tratar do tema quando os ânimos ainda estão alterados só piora as coisas.
Dar o foco em comportamentos, e não em pessoas, possibilita uma análise e medição. Não compare o ouvinte com outras pessoas!
Faça perguntas e seja paciente e bom ouvinte das respostas.
Fazer anotações é importante tanto para quem dá quanto para quem recebe o feedback, pois assim nenhum fator importante será esquecido. Ao final da conversa, releia os compromissos e estipule pontos de controle.
Um bom feedback não é uma conversa de conselhos ou opinião. Fale somente sobre o que você está vendo.

Resumo das dicas

Feedback campeão

Específico
Simpático e empático
Equilibrado entre positivo e construtivo
Sinaliza o que deve ser mudado
Está perceptível as reações do ouvinte
Você assume a responsabilidade
Ouve a pessoa
Ocorre o mais breve possível
Descreve o comportamento
Apresenta fatos
Registra ações e evidências do feedback
Levanta questões relevantes
Especifica as consequências
É solicitado ou desejado
Afirma o valor do receptor

Feedback fracassado

Generalista
Antipático e desprezível
Apenas feedback negativo
Não dá orientações
A responsabilidade é transferida
A responsabilidade é transferida
A comunicação é unilateral
É lento, guardado e descarregado
Avalia e julga o comportamento
Dá opinião e conselho
Bate papo sem propósito
Faz afirmações sem embasamento
As consequências são vagas
É imposto
Nega o valor do receptor

Erros comuns no feedback

O pior erro é não dar feedback, mas também é comum só se dar feedback negativo ou só dar o positivo quando precisa dar feedback corretivo, além de acabar sendo emotivo ou pessoal. Não se esqueça de deixar um espaço para ocorrerem as melhorias propostas e desta forma avaliar o resultado do feedback.

Efeito Halo

Tendência a considerar todos os aspectos da avaliação baseado numa ideia inicial sobre o avaliado. Essa ideia pode ser positiva ou negativa.

Efeito sequencial

Tendência a avaliar um item de maneira similar ao item anterior.

Efeito similaridade

Tendência a avaliar positivamente aspectos ou temas que você gosta ou domina. As vezes pode ir ao outro extremo, avaliando muito negativamente os itens de domínio.

Efeito última semana

Tendência a considerar na avaliação somente os acontecimentos recentes relacionados ao avaliado.

Impactos da ausência do feedback

Os efeitos da ausência de feedback podem ser observados nestes pontos abaixo.

É possível perceber que falta feedback quando o desempenho é baixo, há dificuldade de relacionamento e pouca iniciativa.

Reações comuns ao feedback

As reações ao feedback normalmente variam entre quatro tipos diferentes, confira abaixo.

Negação

“Não, isso não é verdade.”
“Eu não fiz isso”

Indiferença

Isto não me afeta nem um pouco…”
“Entrou por um ouvido e saiu pelo outro”

Raiva

“Como podem pensar isto de mim?”
“Quem é ele para me julgar?”

Aceitação e reflexão

“É, realmente já me disseram isso”

Evidências do progresso do feedback

Aqui estão algumas evidências para você saber se está indo no caminho certo durante o feedback.

Positivas

Negativas

Como você dá feedback?

A maneira com que se dá o feedback está intimamente relacionada à receptividade e eficácia do mesmo.

Identifique o tipo de feedback

Um feedback pode ser formal quando ele é um processo pontual e agendado ou informal quando ocorre continuamente no dia a dia.

Deve-se dar um feedback positivo quando se deseja repetição do comportamento. Ele pode ter efeitos curativos e ajudar a pessoa a superar obstáculos em sua vida.

Quando se deseja mudança de comportamento dá-se um feedback corretivo, onde você sinaliza um determinado caminho a seguir com base em normas, regras e contexto.

Atenção

Os feedbacks insignificantes, ou seja, aqueles que são vagos e sem propósito, geram uma resposta mínima e nenhum impacto, por exemplo: “É isso aí!”, “Muito bem!”, “Meus parabéns!”.

Não dê um feedback ofensivo, onde você ridiculariza, menospreza, é agressivo ou diminui o receptor. Esse tipo de feedback pode causar danos à personalidade e à autoestima das pessoas.

Como você recebe feedback?

Primeiro, ouça atentamente. Você terá sua chance de falar, então, aguarde!

Siga estas instruções

Demonstre interesse no que é dito e seja receptivo mesmo que no momento não seja agradável e posteriormente reflita e tire conclusões.

Discordar é permitido, mas mantenha a mente aberta, procurando entender as razões da pessoa que fala.

Dê seu ponto de vista, assim você também deixa o emissor entender o que levou você a fazer algo ou apresentar certo comportamento.

Evite pensamentos paralelos e não fique construindo justificativas, como se devesse responder a cada ponto apresentado.

Peça tempo, se precisar, para entender a situação e dê exemplos para clarificar a situação. Peça para que fique claro o que é esperado para o futuro. Não tente presumir algo que você não entendeu.

Não hesite em pedir desculpas, em caso de erros, como sinal de respeito.

Por fim, lembre-se que você pode aprender com o que está ouvindo. Entenda que esta é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.

Como você recebe feedback?

Dar feedback é uma das coisas mais importantes que um líder pode fazer porque é por meio dele que ajudará alguém a se desenvolver. Ao mesmo tempo, é uma das tarefas mais difíceis porque, infelizmente, temos o costume de enxergá-lo como uma crítica.

Ao melhorar as habilidades de feedback, estabelecemos um processo de compreensão, respeito e confiança em uma relação. A liderança deve gerar no liderado o desejo por feedback e não a aversão.

Se a organização não possui em sua cultura a prática do feedback é preciso que seja realizado um processo de conscientização sobre a importância do mesmo. Muitos profissionais têm realmente maiores chances de ascensão na carreira depois que recebem feedback sobre sua atuação na empresa, pois essa é uma oportunidade para identificar os pontos fortes e os que precisam ser melhorados no colaborador.

Lembre-se: o feedback visa o aperfeiçoamento do desempenho de uma pessoa, portanto, ele deve ter uma base de senso crítico e não de senso comum.

Momento de reflexão

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