Metas SMART

O que são? Quais as vantagens? Como aplicar na prática?

Meta são a força motriz do aprendizado e o seu atingimento é a força motivacional do grupo de pessoas. As metas ajudam você a se concentrar em seu propósito e fazer dele sua aspiração principal.

Garanta o guia definitivo para estabelecer metas claras e alcançar seus objetivos.

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Disponibilizamos este conteúdo para download em PDF para que você possa consultar sempre.

Metas SMART

O que são? Quais as vantagens? Como aplicar na prática?

Meta são a força motriz do aprendizado e o seu atingimento é a força motivacional do grupo de pessoas. As metas ajudam você a se concentrar em seu propósito e fazer dele sua aspiração principal.

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Estabelecer metas SMART é uma estratégia importante para conduzir sua equipe e empresa a resultados vencedores. Saiba como começar!

Há um dito popular que diz:

“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.”
Esta frase nos faz pensar em como é necessário estabelecer metas pessoais e, no âmbito empresarial, estabelecer metas corporativas, departamentais e individuais para sua equipe.

O que é uma meta?

A meta é a força motriz do aprendizado e o seu atingimento é a força motivacional do grupo de pessoas. As metas ajudam você a se concentrar em seu propósito e fazer dele sua aspiração principal.

Elas são necessárias não apenas para nos motivar, mas são essenciais para nos ajudar a saber em que direção estamos indo. Não existe gerenciamento sem metas e também não se pode estabelecer uma meta sem um mínimo de análise.

Posicionamento das metas

Ao estabelecer uma meta devemos saber para onde a empresa deseja ir, o que se propõe a fazer e seus princípios que servirão como guia.

Para que isto realmente aconteça, além de conhecer a missão, visão e valores da empresa, é fundamental que você conheça os objetivos estratégicos da empresa para que seja possível estabelecer os indicadores que serão monitorados e desdobrar tudo isso em metas para alcançar estes resultados.

O que são Metas Smart?

Quando as metas de uma empresa satisfazem as características de metas SMART e são aceitas em um compromisso envolvendo a maioria ou a generalidade dos colaboradores, elas podem contribuir para a criação de diversas vantagens para a organização.

Específica (Specific)

As metas SMART ou objetivos SMART precisam ser específicos, claros, concisos e fáceis de entender, não sendo generalistas e deixando margem para interpretações equivocadas.

Para fazer com que uma meta seja específica, ela deve dizer para a equipe exatamente o que se espera, por que isso é importante, quem está envolvido, onde vai acontecer e quando acontecerá.

Mensurável (Measurable)

A meta deve ser passível de ser avaliada através de critérios concretos para medir o progresso do resultado esperado. A ideia por trás disso é que se a meta não é mensurável, não é possível saber se estamos fazendo progresso em direção a conclusão bem-sucedida. Medir o progresso é necessário para ajudar a nos mantermos na direção correta, alcançar prazos e experimentar a alegria de conquista que impulsiona para um esforço continuado necessário para atingir o resultado final.
O que não é medido, não pode ser gerenciado, então se algo não é mensurável, torne-o mensurável.

Atingível (Attainable)

A meta tem que ser alcançável, isto implica que metas SMART sejam propostas em consonância com todos os seus intervenientes, ou seja, a meta não deve estar fora do alcance e nem abaixo do desempenho padrão, pois algo que não é possível de se atingir se transforma em fonte de desânimo e frustração.
A meta deve ser agressiva (desafiante), mas nunca impossível de ser atingida.

Relevante (Relevant)

A meta precisa ser relevante para o cumprimento da missão, visão e valores da empresa. Ao identificar as metas que são mais importantes, começamos a descobrir maneiras que podemos torná-las realidade. Metas que são relevantes para o chefe, para a equipe, para a organização, receberão o apoio necessário.
Metas SMART relevantes direcionam a equipe, o departamento e organização para a frente.

Temporal (Time-bound)

Metas SMART devem ser estabelecidas com um limite temporal bem definido. Um compromisso com um prazo ajuda a equipe concentrar seus esforços na conclusão da meta antes ou na data de vencimento. Desta forma estabelecemos um senso de urgência e eliminamos distrações. “O trabalho se expande para preencher o tempo disponível para ser concluído” (Lei de Parkinson).
Não use tempos indefinidos, indique dia/mês/ano.

Como definir metas SMART?

Para satisfazer as características SMART sugerimos um curto e objetivo checklist, o qual você pode complementar e que ajudará você a elaborar metas corretamente.

Siga as orientações deste checklist que você conseguirá estabelecer boas metas SMART e ter sucesso com seu planejamento do mapa estratégico da empresa.

Específica (Specific)

As metas precisam ser específicas, claras, concisas e fáceis de entender.

✅ O que eu quero realizar?
✅ Por que razões devo realizar?
✅ Quem está envolvido?
✅ Onde vai acontecer?
✅ Quando deve ser atingido?
✅ Quais são as necessidades e restrições?

Mensurável (Measurable)

As metas devem ser passíveis de serem avaliadas através de critérios concretos para medir o progresso dos resultados esperados.

✅ O que pode ser quantificado?
✅ Como vou saber quando foi alcançado?
✅ Quais são as características
mensuráveis?
✅ Como posso acompanhar a realização?

Atingível (Attainable)

As metas têm que ser alcançáveis.

✅ Quais são as competências
necessárias?
✅ Nossos produtos/serviços tem qualidade suficiente para tornar a meta realidade?
✅ Temos dinheiro para fazer os investimentos?
✅ As condições de mercado são favoráveis?
✅ Quão realista é a meta sob as restrições conhecidas?

Relevante (Relevant)

As metas precisam ser relevantes para o cumprimento da missão, visão e valores da empresa.

✅ Você aceitará perseguir a meta?
✅ A meta está alinhada com seu propósito?
✅ A meta está alinhada aos princípios da empresa?
✅ Princípios éticos ou legais são desrespeitados?
✅ Este é o momento certo?
✅ Será que isto corresponde aos nossos outros esforços ou necessidades?

Temporal (Time-bound)

As metas devem ser estabelecidas com um limite temporal bem definido.

✅ Qual a data de início da busca pela meta?
✅ Qual a data final para que a meta seja alcançada?
✅ O tempo é curto demais e torna a meta impossível?
✅ O tempo é longo e faz você perder o foco?

Exemplos de metas SMART

Nada melhor do que exemplos para mostrar na prática como metas SMART devem ser definidas. Confira abaixo três exemplos simples de metas SMART e metas não SMART.

Uma indústria de sucos de uva deseja aumentar seu market-share.

Meta SMART: Conquistar 25% do mercado de suco de uva na região sudeste do Brasil até dezembro de 2015.
Não SMART: Aumentar as vendas de suco de uva na região sudeste do Brasil.

Uma fábrica de calçados quer ampliar seu volume de vendas anual.

Meta SMART: Elevar em 50% as vendas no território brasileiro até o final de 2016.
Não SMART: Aumentar as vendas de calçados no país.

Uma rede de lojas de eletrodomésticos deseja melhorar a satisfação de seus clientes.

Meta SMART: Melhorar a nota de satisfação dos clientes da loja de São Paulo em 40%, ou seja, de 5 para 7, em 5 meses.
Não SMART: Melhorar a satisfação dos clientes da loja de São Paulo em 40% em 5 meses.

As metas devem ser eficientes ou eficazes

Quando estabelecemos uma meta devemos estabelecê-la sobre os resultados (fins) que queremos obter e não sobre os processos (meios).

O que isto significa?

Se sua empresa está com um problema para armazenar sua produção, seu chefe ao estabelecer uma meta para aumentar a área de estocagem está estabelecendo uma meta sobre os meios para resolver seu problema, quando se estabelecer uma meta para reduzir o tempo médio de entrega estará corretamente estabelecendo uma meta sobre os fins. Chefes têm autoridade sobre meios e responsabilidades sobre fins e ao estabelecerem metas sobre os meios estão fugindo às suas responsabilidades.

Buscar metas com eficiência ou eficácia?

Eficiência é fazer certo, é o meio para se atingir um resultado, é a atividade.
Eficácia é a coisa certa, é o resultado, o objetivo.

Estes são dois conceitos muitos antigos, mas ainda muito importante hoje em dia, sendo que não os compreender ou, pior ainda, confundi-los provoca grandes danos ao desempenho e aos resultados.

Peter Drucker já dizia:

“O resultado depende de fazer certo as coisas certas”.

Talvez uma simples pergunta possa ajudar você a compreender este conceito: qual a missão da área de treinamentos na sua empresa?

A resposta natural seria dizer “treinar e desenvolver pessoas” ou algo parecido. Correto? Não, errado!

Respostas como esta são representadas por verbos e dirigem-se à ação, portanto referem-se a aquilo que se faz, ou à atividade ou o meio para se atingir o resultado.

Que tal uma resposta como “pessoas aptas às necessidades da organização”? Este é o resultado esperado pela área de treinamento. Porém, na prática, utiliza-se, com frequência o indicador de “horas homem treinamento” para medir o resultado de treinamento quando se está medindo, apenas, o seu esforço, ou seja, a sua eficiência no desenvolvimento da ação, mas não a sua eficácia. Afinal, qual foi o resultado desse esforço em treinamento?

Perceba o enorme dano que esta situação causa nos resultados individuais e globais da organização.

Meta é fundamental ao ser humano!

Havia um atleta que praticava a prova de salto com vara há vários anos. Experiente, seu sucesso era o resultado de exaustivos treinamentos, disciplina e muita motivação. Para cada série que dava de dez saltos, ele conseguia ultrapassar o sarrafo, o grande objetivo deste esporte, em oito vezes no mínimo, na altura do seu recorde.

Acostumado aos desafios aceitou o convite para fazer uma série especial de dez saltos para uma pesquisa.

O objetivo básico desta experiência era avaliar sua capacidade em executar, repetidamente e com sucesso, as técnicas de salto. Haveria, porém, uma pequena diferença, ele iria fazer todos os movimentos completos de um salto, mas não existiria nenhum sarrafo a ser ultrapassado no alto das barras. Claro que sua primeira reação foi a de estranhar a proposta, pois em toda sua vida ele não tinha praticado o salto sem o sarrafo. Ficou refletindo como seria estranho correr, saltar com toda a técnica e ultrapassar um sarrafo imaginário.

Mesmo assim, o atleta executou o que estava combinado.

Indagado sobre a experiência, ele afirmou que não havia alterado nada na sua técnica de salto. Mas o que ele não sabia é que os estudiosos haviam instalado células fotoelétricas nas barras verticais na mesma altura de seu recorde. Com elas, os pesquisadores verificavam a cada salto se ele conseguia ultrapassar ou não a meta imaginária (que ele não via).

Nos dez saltos seu desempenho não foi dos melhores, o “sarrafo eletrônico” só foi ultrapassado em apenas quatro vezes, bem abaixo do normal.

Para completar a pesquisa, solicitaram ao atleta que fizesse outra série de dez saltos, desta vez com o sarrafo colocado na altura do seu recorde. Seu desempenho voltou a ser o mesmo de sempre.

As metas oferecem algo concreto em que se concentrar, causando um impacto positivo sobre suas ações.

James Allen, um escritor filosófico britânico, disse:

“Você se tornará tão pequeno quanto seus anseios para controlar as coisas e tão grande quanto sua principal aspiração”.

Conclusão

Quando as pessoas não têm metas SMART claras e possíveis a seguir, não devemos esperar que alcançassem necessariamente bons resultados. Um líder que faz a diferença estabelece metas SMART a serem seguidas, se possível, com a participação de seus liderados, e divulga-as de forma bem clara para que todo o grupo possa contribuir para alcançar as metas.

Metas são necessárias não apenas para nos motivar, mas são essenciais para nos manter vivos.

Como o software Join RH pode ajudar neste processo?

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Um software especializado trabalha com várias formatações das competências, níveis e comportamentos observáveis, e permite você criar seus conjuntos de competências da forma que melhor se adequar a sua empresa, além de te dar muitas análises do processo de avaliação, desde relatórios consolidados de gaps de competências a análises gráficas de dispersão dos funcionários cruzando desempenho e potencial, ou mesmo diagnósticos de evolução do desempenho dos colaboradores e/ou áreas ou unidades da empresa. Enfim, são muitas análises para ajudá-lo na melhor decisão para preparar seu plano para gestão das competências.

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