Qual estratégia a sua empresa usa hoje? Para ampliar os conhecimentos dos colaboradores, é necessário unir algumas metodologias de aprendizagem que vão além de palestras e seminários. Dentre elas, temos o modelo de aprendizagem 70:20:10, você já ouviu falar?
De acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn em 2023, cerca de 75% dos colaboradores que tiveram mudanças internas permaneceram na empresa por mais tempo.
Atualmente, sabemos que muitas empresas têm buscado investir cada vez mais em treinamentos para capacitar e contribuir com o crescimento de seus colaboradores. Entretanto, algumas ainda seguem na busca por métodos eficazes que possam implementar na rotina.
Neste artigo, vamos abordar sobre o que é o modelo de aprendizagem e como fará diferença no desenvolvimento da equipe. Continue a leitura para saber mais!
O que é o modelo de aprendizagem 70:20:10?
Primeiramente, é importante ir lá no início e conversar sobre o seu surgimento. A metodologia foi desenvolvida pelos professores Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo do Center for Creative Leadership (CCL), em 1980.
Dessa forma, puderam perceber que o estímulo às novas experiências de aprendizagem pode surgir a partir de diferentes situações.
O 70:20:10 nos mostra que existem 3 maneiras de aprendizado, sendo eles:
- 70% da experiência no próprio ambiente de trabalho e no cotidiano;
- 20% no aprendizado através de outros colegas e gestão; e,
- 10% por meio de processos de capacitação, como cursos e treinamentos.
Como funciona cada etapa?
Existem empresas que já utilizam esse modelo para contribuir com o desenvolvimento de seus colaboradores. Entretanto, é importante frisar que não devem deixar que tudo aconteça somente por parte da pessoa, é essencial acompanhá-lo durante todo o momento e contribuir com seus avanços.
O que queremos dizer é que é papel do RH garantir o ambiente correto para a realização de todas as etapas, contando com um PDI para entender melhor as necessidades de cada colaborador, intercalando entre atividades práticas e teóricas.
Aliás, é possível tornar o processo do PDI mais ágil e intuitivo através de softwares especializados, como o Join RH.
Veja quais as etapas do aprendizado 70:20:10:
70% com experiências próprias
Vamos iniciar com a maior parte do aprendizado, que acontece com as próprias experiências no ambiente de trabalho ou até mesmo com o nosso cotidiano.
Essa etapa também é conhecida como aprendizado experiencial ou aprendizado on-the-job. Ela acontece por meio de tarefas concluídas no trabalho, resolução de problemas de forma prática e rotina. É um meio de aprendizado informal, que não exige treinamento, apenas a necessidade de resolver as questões do dia a dia.
Ou seja, consiste no desempenho diário de cada colaborador. Alguns exemplos do que pode ser aproveitado durante este aprendizado:
- Reflexão;
- Tarefas desafiadoras;
- Inovação;
- Solução de problemas; e,
- Aprendendo com os erros.
20% com a equipe
Essa etapa depende do compartilhamento e troca de experiências entre os colaboradores, a aprendizagem não acontece sozinha.
Aqui é importante colocar em prática a habilidade de trabalho em equipe, visto que todo processo se dá através de tarefas em conjunto, onde estão em busca de superar os desafios e atingir os mesmos objetivos.
O RH precisa criar um ambiente de aprendizagem onde possam se sentar e debater em conjunto, como uma roda de conversa ou discussão. Além do benefício de aprenderem juntos, ainda garante atividades mais produtivas.
Veja alguns exemplos de como implementar na rotina:
- Projetos em equipe;
- Dar e receber feedback;
- Gestão de desempenho; e,
- Reuniões semanais ou mensais.
10% com cursos e treinamentos
Por fim, temos a etapa de aprendizado por meio de cursos e treinamentos. Por mais que represente apenas 10% dessa porcentagem, é essencial para qualquer estratégia de aprendizado e não deve ser ignorada ou pulada.
Mesmo que em boa parte seja seguido um padrão sistêmico de aprendizagem, é importante não o deixar engessado a modo de resultar no mal cumprimento das atividades.
Além de cursos e treinamentos, é indicado que também participem de:
- Seminários;
- Congressos;
- Workshop; e,
- Leituras.
Contudo, as três etapas do método de aprendizagem 70:20:10 devem seguir juntas e ser aplicadas em diferentes momentos.
Principais vantagens da aprendizagem 70:20:10
Sem dúvida, o modelo de aprendizagem 70:20:10 contribui com a sua empresa, aumentando a produtividade de sua equipe. Além disso, também é possível notar a melhora no desempenho dos colaboradores após passar um tempo focando em suas atividades.
O grande motivo por trás, é que essa metodologia coloca o colaborador como protagonista do seu desenvolvimento, ou seja, é preciso que ele mantenha a participação ativa desde o início do processo, até a finalização.
Além disso, existem diversas outras vantagens que podem ser percebidas após a implementação do 70:20:10 na empresa. Listamos algumas para você, confira!
Desenvolvimento de talentos
Sim, o uso dessa metodologia de aprendizagem informal contribui para o desenvolvimento de talentos a partir da colaboração e novas perspectivas. Também melhora a produtividade tanto individual, quanto da equipe, criando um ambiente de trabalho conectado.
Flexibilidade e experiência
Como não existe um padrão a ser seguido para a realização desta metodologia, ela permite a flexibilidade dos colaboradores, contribuindo com as habilidades de trabalho e tomada de decisões para o seu desenvolvimento contínuo.
Produtividade e desempenho
Investir no desenvolvimento do colaborador contribui para a sua produtividade e desempenho, muitas vezes evitando que ele se desligue da empresa por falta de oportunidades de crescimento, como citamos mais acima.
Ao perceber que está colocando em prática tudo o que desenvolveu durante os dias de foco no 70:20:10, o colaborador realiza suas atividades de maneira mais assertiva e, nitidamente, a sua produtividade aumenta.
Participação ativa dos colaboradores
Enfim, essa metodologia de aprendizagem incentiva que os colaboradores comecem a aplicar imediatamente o que está sendo estudado, tornando sua participação mais ativa. Outro ponto positivo e que deve ser citado, é que melhora, e muito, o engajamento de toda equipe.
Como pode ser implementado na sua empresa?
Agora que já falamos sobre o que é o modelo de aprendizagem 70:20:10, chegou o momento de abordar como ele pode ser implementado em sua empresa.
O meio mais comum de aplicá-lo é através da divisão de horários do colaborador. Inicialmente, é preciso considerar a carga horária de 40h semanais, dessa forma é provável ficar mais ou menos assim:
- 4 horas para estudos de cursos de treinamento e capacitação que estejam alinhados ao papel do colaborador;
- 8 horas dedicadas ao contato direto com os demais colaboradores da empresa, incluindo lideranças e colegas diretos;
- 28 horas separadas para conhecer a rotina da empresa, como as atividades relativas ao cargo, bem como os processos mais gerais.
Sempre que houver a entrada de novos colaboradores na empresa, é essencial que se aplique desde o primeiro dia. Contudo, é importante lembrar que esse método de aprendizado não precisa seguir um padrão rígido e pode ser adaptado conforme as necessidades da empresa e colaborador.
Aprendizagem 70:20:10 e o PDI
Sem dúvida, elaborar um plano de desenvolvimento individual, PDI, pode contribuir para o melhor desenvolvimento da aprendizagem 70:20:10.
Por exemplo, a empresa acabou de contratar um novo colaborador para a equipe comercial. É imprescindível que ele desenvolva boas práticas de negociação, não é mesmo?
Dessa forma, a empresa começa a desenvolver um roteiro de aprendizagem, sendo 10% para treinamentos online ou presenciais disponibilizados pela própria empresa, que podem ser acompanhados através de um sistema de gestão de pessoas, já os 20% dedicados ao momento de troca entre os colaboradores da empresa e, por fim, 70% acontecem durante a experiência de vendas, incluindo reuniões de negociação e prospecção.
Assim como no próprio PDI, é importante ter o momento de feedback para entender em qual momento o colaborador está e se é necessário abordar uma metodologia diferente.
O modelo de aprendizagem 70:20:10 vale a pena?
Mas afinal, essa metodologia realmente funciona e fará diferença na sua empresa? A resposta é: Sim!
Como citamos anteriormente, implementar o aprendizado 70:20:10 na rotina, contribui para a produtividade dos colaboradores, além de melhorar o desempenho e trazer a troca de conhecimentos em equipe, logo resultando na aproximação.
Para garantir a agilidade e economia de recursos, principalmente no início da implementação, conte com um software de RH, com soluções que se adaptam facilmente as metodologias da sua empresa.
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