Como melhorar o seu PDI usando objetivos SMART

Essa metodologia contribui para o melhor desempenho de seus colaboradores, traçando o melhor caminho para resultados satisfatórios!
Mulher de cabelos cacheados está sorrindo enquanto olha alguns papéis em sua mão. A sua frente, há um notebook aberto e uma agenda laranja com um celular em cima.

Navegue pelos tópicos:

Navegue pelos tópicos:

Para desenvolver um plano de desenvolvimento individual (PDI), que motive os colaboradores e garanta a evolução profissional, é preciso traçar alguns pontos, principalmente no início. Nesse momento, podemos incluir métodos que contribuam positivamente com cada etapa, como o objetivo SMART.

Além de manter um padrão no PDI, estabelecer objetivos contribui, e muito, para a produtividade e melhora nos números da empresa.

Entretanto, assim como todo método, é preciso tomar cuidado ao criá-lo e não transformar aquele estímulo em algo negativo.

Quer entender mais sobre o que é o objetivo SMART e como ele pode contribuir com o plano de desenvolvimento individual dos colaboradores? Continue lendo este artigo que vamos te explicar.

Boa leitura!

Entenda que é objetivo SMART

Arte em fundo azul com as letras SMART em branco.
Entenda o significado de SMART

Atualmente, a metodologia SMART vem sendo muito utilizada em diversas empresas com o intuito de potencializar seus objetivos organizacionais de maneira clara.

Atualmente, a metodologia SMART vem sendo muito utilizada em diversas empresas com o intuito de potencializar seus objetivos organizacionais de maneira clara.

Esse acrônimo surgiu com a publicação do artigo “There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives”, publicado em 1981 pelo consultor George T. Doran. Nele, o autor conta que naquela época os gestores estavam confusos em relação aos seus objetivos e resolveram desenvolver uma metodologia para facilitar essa tarefa.

Conforme os anos foram passando, as empresas adaptaram a metodologia para trabalhar da melhor forma com seus colaboradores.

Você sabe o que significa SMART? Vamos te contar agora!!

S – Specific (específica)

A primeira letra refere-se à especificidade, ou seja, ela mostra que o colaborador precisa ser específico com seus objetivos. Assim, é possível entender onde realmente quer chegar e o que deseja alcançar.

Para definir uma meta específica, é essencial não ser generalista para não dar margem a interpretações erradas..

M – Measurable (mensurável)

Certo, agora que você estabeleceu um objetivo, você precisa medir se você realmente o alcançou. O objetivo deve ser passível de ser avaliado através de critérios concretos para medir o progresso do resultado esperado.

A ideia por trás disso é que se o objetivo não é mensurável, não é possível saber se estamos fazendo progresso em direção à conclusão bem-sucedida.

A – Attainable (atingível)

Assim como não mensurar os objetivos pode trazer um resultado negativo, definir objetivos inatingíveis pode causar a frustração do colaborador.

Por mais que muitas empresas ainda achem que, ao colocar grandes objetivos, motivará o colaborador, é bem provável que o que está acontecendo é o contrário. Nesse momento, o ideal é marcar uma reunião de alinhamento para conhecer bem o colaborador e entender o que pode alcançar em determinado tempo.

R – Relevant (relevante)

O objetivo precisa ser relevante para o seu cumprimento. Ao identificar os objetivos mais importantes, começamos a descobrir maneiras que podemos torná-los realidade. Objetivos relevantes direcionam o colaborador.

T – Time-bound (temporal)

Por fim, um objetivo que não é temporal, significa que ele não tem tempo para acabar. Dessa forma, seu cumprimento é indefinido e pode ser esquecido ou finalizado muito tempo depois do que deveria.

Não use tempos generalistas, dia, mês, ano e até mesmo horário precisam ser definidos antes de começar a realizar as ações.

Como usar o objetivo SMART para melhorar seu PDI

Um homem e uma mulher conversando em frente a um computador. A imagem representa a apresentação de objetivo SMART
Saiba definir seus objetivos antes de iniciar o plano de desenvolvimento individual.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a definição do objetivo SMART, chegou o momento de ver como ele pode ser aplicado no plano de desenvolvimento individual da sua empresa.

Um dos primeiros passos para a criação de um PDI, é traçar objetivos específicos, que possam ser alcançados, e aqui entra o que agora conhecemos por SMART.

Ao sentar-se com cada colaborador, mostre a ele a definição dessa metodologia e converse sobre a importância de definir metas com base nesse acrônimo para que tudo aconteça do jeito planejado. O PDI veio para contribuir com o crescimento e desenvolvimento em uma empresa, assim, deve ser realizado com todo cuidado e atenção do gestor.

Quanto mais preparado o gestor estiver, mais segurança passará para o colaborador realizar os pontos do objetivo SMART da maneira correta, sabendo como lidar com prazos e novas metodologias.

👉 Veja 5 erros que você deve evitar na criação do PDI!

Principais vantagens do objetivo SMART

Como você percebeu, trabalhar com objetivos SMART na criação do PDI traz diversas vantagens não apenas para o colaborador, mas para a empresa em si. Contudo, separamos mais algumas para te ajudar na decisão de iniciar ou não o uso dessa metodologia. Confira!

Melhora no feedback

Para manter os colaboradores alinhados sobre o processo que estão passando, é mais do que importante passar feedbacks bem estruturados pelo menos uma vez ao mês.

Com os objetivos SMART, a empresa consegue avaliar ainda melhor se os colaboradores estão caminhando conforme esperado, se estão cumprindo o que foi combinado e se o tempo é o esperado. Caso identifique pontos que ainda precisam ser trabalhados, a empresa consegue entender antes do prazo final, evitando resultados negativos.

Aumento da produtividade e mais engajamento

Os objetivos SMART contribuem com a motivação e engajamento da equipe, visto que já estão bem direcionados e sabem quais ações devem seguir para alcançar o que desejam na empresa. Consequentemente, acabam ganhando mais produtividade.

Foco nos resultados

Para que a equipe não caia na rotina, o RH define objetivos que os colaboradores podem atingir já com o prazo definido. Focando nisso, é provável que os resultados sejam satisfatórios.

Aprendizado contínuo

Também contribuem para o aprendizado contínuo, visto que todos os envolvidos conseguem entender melhor o processo e, como resultado, conseguem identificar pontos de melhoria e definir pontos mais relevantes.

Agilize os processos com um software de gestão

Fundo azul com uma tela de gráficos ao lado direito. No lado esquerdo está escrito "Sistema de RH, automatize sua gestão de pessoas"

Se interessou pelo tema, mas ainda não aplica o plano de desenvolvimento individual (PDI) na sua empresa por falta de tempo e recursos?

Queremos te apresentar o Join RH, um software de gestão de pessoas completo desenvolvido para contribuir com a agilidade e eficiência do seu RH. Nele, você pode acompanhar o desenvolvimento de todos os colaboradores através de um PDI personalizado, com visibilidade para o líder e liderado.

Para conhecer todas as funcionalidades da ferramenta, solicite uma demonstração gratuita com a nossa equipe e comprove todas as vantagens.

Picture of linkedrh

linkedrh