Estabelecer metas SMART é uma estratégia importante para conduzir sua equipe e empresa a resultados vencedores. Saiba como começar!
Há um dito popular que diz:
“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.”
Esta frase nos faz pensar em como é necessário estabelecer metas pessoais e, no âmbito empresarial, estabelecer metas corporativas, departamentais e individuais para sua equipe.
O que é uma meta?
A meta é a força motriz do aprendizado e o seu atingimento é a força motivacional do grupo de pessoas. As metas ajudam você a se concentrar em seu propósito e fazer dele sua aspiração principal.
Elas são necessárias não apenas para nos motivar, mas são essenciais para nos ajudar a saber em que direção estamos indo. Não existe gerenciamento sem metas e também não se pode estabelecer uma meta sem um mínimo de análise.
Posicionamento das metas
Ao estabelecer uma meta devemos saber para onde a empresa deseja ir, o que se propõe a fazer e seus princípios que servirão como guia.
Para que isto realmente aconteça, além de conhecer a missão, visão e valores da empresa, é fundamental que você conheça os objetivos estratégicos da empresa para que seja possível estabelecer os indicadores que serão monitorados e desdobrar tudo isso em metas para alcançar estes resultados.
O que são Metas Smart?
Quando as metas de uma empresa satisfazem as características de metas SMART e são aceitas em um compromisso envolvendo a maioria ou a generalidade dos colaboradores, elas podem contribuir para a criação de diversas vantagens para a organização.
Específica (Specific)
As metas SMART ou objetivos SMART precisam ser específicos, claros, concisos e fáceis de entender, não sendo generalistas e deixando margem para interpretações equivocadas.
Para fazer com que uma meta seja específica, ela deve dizer para a equipe exatamente o que se espera, por que isso é importante, quem está envolvido, onde vai acontecer e quando acontecerá.
Mensurável (Measurable)
A meta deve ser passível de ser avaliada através de critérios concretos para medir o progresso do resultado esperado. A ideia por trás disso é que se a meta não é mensurável, não é possível saber se estamos fazendo progresso em direção a conclusão bem-sucedida. Medir o progresso é necessário para ajudar a nos mantermos na direção correta, alcançar prazos e experimentar a alegria de conquista que impulsiona para um esforço continuado necessário para atingir o resultado final.
O que não é medido, não pode ser gerenciado, então se algo não é mensurável, torne-o mensurável.
Atingível (Attainable)
A meta tem que ser alcançável, isto implica que metas SMART sejam propostas em consonância com todos os seus intervenientes, ou seja, a meta não deve estar fora do alcance e nem abaixo do desempenho padrão, pois algo que não é possível de se atingir se transforma em fonte de desânimo e frustração.
A meta deve ser agressiva (desafiante), mas nunca impossível de ser atingida.
Relevante (Relevant)
A meta precisa ser relevante para o cumprimento da missão, visão e valores da empresa. Ao identificar as metas que são mais importantes, começamos a descobrir maneiras que podemos torná-las realidade. Metas que são relevantes para o chefe, para a equipe, para a organização, receberão o apoio necessário.
Metas SMART relevantes direcionam a equipe, o departamento e organização para a frente.
Temporal (Time-bound)
Metas SMART devem ser estabelecidas com um limite temporal bem definido. Um compromisso com um prazo ajuda a equipe concentrar seus esforços na conclusão da meta antes ou na data de vencimento. Desta forma estabelecemos um senso de urgência e eliminamos distrações. “O trabalho se expande para preencher o tempo disponível para ser concluído” (Lei de Parkinson).
Não use tempos indefinidos, indique dia/mês/ano.
Como definir metas SMART?
Para satisfazer as características SMART sugerimos um curto e objetivo checklist, o qual você pode complementar e que ajudará você a elaborar metas corretamente.
Siga as orientações deste checklist que você conseguirá estabelecer boas metas SMART e ter sucesso com seu planejamento do mapa estratégico da empresa.
Específica (Specific)
As metas precisam ser específicas, claras, concisas e fáceis de entender.
- O que eu quero realizar?
- Por que razões devo realizar?
- Quem está envolvido?
- Onde vai acontecer?
- Quando deve ser atingido?
- Quais são as necessidades e restrições?
Mensurável (Measurable)
As metas devem ser passíveis de serem avaliadas através de critérios concretos para medir o progresso dos resultados esperados.
- O que pode ser quantificado?
- Como vou saber quando foi alcançado?
- Quais são as características mensuráveis?
- Como posso acompanhar a realização?
Atingível (Attainable)
As metas têm que ser alcançáveis.
- Quais são as competências necessárias?
- Nossos produtos/serviços tem qualidade suficiente para tornar a meta realidade?
- Temos dinheiro para fazer os investimentos?
- As condições de mercado são favoráveis?
- Quão realista é a meta sob as restrições conhecidas?
Relevante (Relevant)
As metas precisam ser relevantes para o cumprimento da missão, visão e valores da empresa.
- Você aceitará perseguir a meta?
- A meta está alinhada com seu propósito?
- A meta está alinhada aos princípios da empresa?
- Princípios éticos ou legais são desrespeitados?
- Este é o momento certo?
- Será que isto corresponde aos nossos outros esforços ou necessidades?
Temporal (Time-bound)
As metas devem ser estabelecidas com um limite temporal bem definido.
- Qual a data de início da busca pela meta?
- Qual a data final para que a meta seja alcançada?
- O tempo é curto demais e torna a meta impossível?
- O tempo é longo e faz você perder o foco?
Exemplos de metas SMART
Nada melhor do que exemplos para mostrar na prática como metas SMART devem ser definidas. Confira abaixo três exemplos simples de metas SMART e metas não SMART.
Uma indústria de sucos de uva deseja aumentar seu market-share.
Meta SMART: Conquistar 25% do mercado de suco de uva na região sudeste do Brasil até dezembro de 2015.
Não SMART: Aumentar as vendas de suco de uva na região sudeste do Brasil.
Uma fábrica de calçados quer ampliar seu volume de vendas anual.
Meta SMART: Elevar em 50% as vendas no território brasileiro até o final de 2016.
Não SMART: Aumentar as vendas de calçados no país.
Uma rede de lojas de eletrodomésticos deseja melhorar a satisfação de seus clientes.
Meta SMART: Melhorar a nota de satisfação dos clientes da loja de São Paulo em 40%, ou seja, de 5 para 7, em 5 meses.
Não SMART: Melhorar a satisfação dos clientes da loja de São Paulo em 40% em 5 meses.
As metas devem ser eficientes ou eficazes
Quando estabelecemos uma meta devemos estabelecê-la sobre os resultados (fins) que queremos obter e não sobre os processos (meios).
O que isto significa?
Se sua empresa está com um problema para armazenar sua produção, seu chefe ao estabelecer uma meta para aumentar a área de estocagem está estabelecendo uma meta sobre os meios para resolver seu problema, quando se estabelecer uma meta para reduzir o tempo médio de entrega estará corretamente estabelecendo uma meta sobre os fins.
Chefes têm autoridade sobre meios e responsabilidades sobre fins e ao estabelecerem metas sobre os meios estão fugindo às suas responsabilidades.
Buscar metas com eficiência ou eficácia?
Eficiência é fazer certo, é o meio para se atingir um resultado, é a atividade.
Eficácia é a coisa certa, é o resultado, o objetivo.
Estes são dois conceitos muitos antigos, mas ainda muito importante hoje em dia, sendo que não os compreender ou, pior ainda, confundi-los provoca grandes danos ao desempenho e aos resultados.
Peter Drucker já dizia:
“O resultado depende de fazer certo as coisas certas”.
Talvez uma simples pergunta possa ajudar você a compreender este conceito: qual a missão da área de treinamentos na sua empresa?
A resposta natural seria dizer “treinar e desenvolver pessoas” ou algo parecido. Correto? Não, errado!
Respostas como esta são representadas por verbos e dirigem-se à ação, portanto referem-se a aquilo que se faz, ou à atividade ou o meio para se atingir o resultado.
Que tal uma resposta como “pessoas aptas às necessidades da organização”? Este é o resultado esperado pela área de treinamento. Porém, na prática, utiliza-se, com frequência o indicador de “horas homem treinamento” para medir o resultado de treinamento quando se está medindo, apenas, o seu esforço, ou seja, a sua eficiência no desenvolvimento da ação, mas não a sua eficácia. Afinal, qual foi o resultado desse esforço em treinamento?
Perceba o enorme dano que esta situação causa nos resultados individuais e globais da organização.
Meta é fundamental ao ser humano!
Havia um atleta que praticava a prova de salto com vara há vários anos. Experiente, seu sucesso era o resultado de exaustivos treinamentos, disciplina e muita motivação. Para cada série que dava de dez saltos, ele conseguia ultrapassar o sarrafo, o grande objetivo deste esporte, em oito vezes no mínimo, na altura do seu recorde.
Acostumado aos desafios aceitou o convite para fazer uma série especial de dez saltos para uma pesquisa.
O objetivo básico desta experiência era avaliar sua capacidade em executar, repetidamente e com sucesso, as técnicas de salto. Haveria, porém, uma pequena diferença, ele iria fazer todos os movimentos completos de um salto, mas não existiria nenhum sarrafo a ser ultrapassado no alto das barras. Claro que sua primeira reação foi a de estranhar a proposta, pois em toda sua vida ele não tinha praticado o salto sem o sarrafo. Ficou refletindo como seria estranho correr, saltar com toda a técnica e ultrapassar um sarrafo imaginário.
Mesmo assim, o atleta executou o que estava combinado.
Indagado sobre a experiência, ele afirmou que não havia alterado nada na sua técnica de salto. Mas o que ele não sabia é que os estudiosos haviam instalado células fotoelétricas nas barras verticais na mesma altura de seu recorde. Com elas, os pesquisadores verificavam a cada salto se ele conseguia ultrapassar ou não a meta imaginária (que ele não via).
Nos dez saltos seu desempenho não foi dos melhores, o “sarrafo eletrônico” só foi ultrapassado em apenas quatro vezes, bem abaixo do normal.
Para completar a pesquisa, solicitaram ao atleta que fizesse outra série de dez saltos, desta vez com o sarrafo colocado na altura do seu recorde. Seu desempenho voltou a ser o mesmo de sempre.
As metas oferecem algo concreto em que se concentrar, causando um impacto positivo sobre suas ações.
James Allen, um escritor filosófico britânico, disse:
“Você se tornará tão pequeno quanto seus anseios para controlar as coisas e tão grande quanto sua principal aspiração”.
Conclusão
Quando as pessoas não têm metas SMART claras e possíveis a seguir, não devemos esperar que alcançassem necessariamente bons resultados. Um líder que faz a diferença estabelece metas SMART a serem seguidas, se possível, com a participação de seus liderados, e divulga-as de forma bem clara para que todo o grupo possa contribuir para alcançar as metas.
Metas são necessárias não apenas para nos motivar, mas são essenciais para nos manter vivos.