Feedback
Feedback: Desvendando os segredos para o crescimento do seu negócio e o desenvolvimento do seu time!
Descubra como essa ferramenta poderosa pode impulsionar o desempenho individual e coletivo, cultivando uma cultura de aprendizado contínuo e excelência.
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O que é feedback?
Feedback é uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a melhoria do mesmo. Ele é o parecer sobre uma pessoa, ou grupo de pessoas, na realização de um trabalho com o intuito de avaliar seu desempenho.
Qual a importância do feedback?
A importância da aplicação constante de feedback ao longo do tempo mostra que sua eficácia é tanto maior quanto mais próxima esteja da ocorrência que lhe deu origem. Esperar demais para fornecer feedback agrava as situações que precisam ser corrigidas e enfraquece o melhor momento para comemorar vitórias obtidas.
Dar feedback é um desafio, pois requer entender as pessoas e a maneira como elas reagem para aprimorar sua capacidade de dar retorno. Ser capaz de fazer uma leitura das outras pessoas não é uma habilidade inata, mas algo que precisamos desenvolver.
Portanto, feedback é investir pouco e ter resultado rápido e direto, pois o feedback indica o caminho que deve ser seguido para que o objetivo seja atingido, afinal queremos mudar, ou ressaltar, algum comportamento.
Quais são os tipos de feedback?
Formal
É um processo pontual e agendado.
Informal
Ocorre continuamente no dia a dia.
Positivo
Quando se deseja repetição do comportamento. Ele pode ter efeitos curativos e ajudar a pessoa a superar obstáculos em sua vida
Corretivo
Quando se deseja mudança de comportamento. Você sinaliza um determinado caminho a seguir com base em normas, regras e contexto.
Insuficiente
É vago, sem propósito, gera uma resposta mínima e nenhum impacto, por exemplo: “É isso aí!”, “Muito bem!”, “Meus parabéns!”.
Ofensivo
Você ridiculariza, menospreza, é agressivo ou diminui o receptor. Atenção! Esse tipo de feedback pode causar danos à personalidade e à autoestima das pessoas.
Lembre-se: A maneira com que se dá o feedback, está intimamente relacionada à receptividade e eficácia do mesmo.
Quais são as maiores dificuldades do feedback?
Dificuldades em dar feedback
Dar nome as coisas já é uma tarefa bem difícil.
Entre os fatores culturais que tornam a leitura do feedback como crítica e agravam o desconhecimento das pessoas sobre como é bom fazê-lo estão:
- Medo de chocar o receptor
- Receio de receber críticas
- Medo de ser mal interpretado
- Medo de não saber como falar
- Receio de ele não concordar
- Achar que outra pessoa vai falar
- Pensar que vai começar uma discussão
- Achar que vai “sobrar” para si mesmo
- Pensar que vai falar pela enésima vez
- Temer as reações do outro
- Medo de comprometer amizade, relações sociais, competência e status
Enquanto a pessoa que recebe o feedback pode ter medo de ser humilhada, aquele que está falando teme que o outro se ofenda com os seus comentários e deixe de gostar dele.
Dificuldades em receber feedback
Não chame um Arquivista de Especialista em Arquivos!
Vivemos em uma cultura onde é difícil aceitar nossas ineficiências e ainda mais admiti-las para outros publicamente. Sendo assim, abaixo é citado por que muitas pessoas têm dificuldades em receber feedback:
- Receio em admitir que errou
- Falta de credibilidade em quem está dando feedback
- Receio em perder a imagem ou status conquistado
- Medo de autoconhecimento
- Não gosta de ser chamado a atenção
- Pensa que é perseguição
- Diz saber o que faz e que é responsável pelos seus erros
- Diz que esse é o seu jeito de fazer as coisas e que cada um tem seu jeito
Como dar Feedback?
01. Preparação
Reflita cuidadosamente sobre o que pretende falar e faça um balanço de aspectos positivos e negativos, assim os fatos mais importantes serão privilegiados na conversa, bem como os pontos positivos ajudam a quebrar a resistência.
02. Escolha do ambiente
A conversa deve ser em um ambiente neutro, sem interrupções ou terceiros, pois o local adequado ajuda a diminuir a tensão. É fundamental que telefonemas ou secretárias não interrompam o processo de feedback.
03. Definição de regras
Para que a conversa não se reduza a um jogo de acusações e defesas é aconselhável pedir que, enquanto você fala, o outro apenas escute, pois, as respostas de bate-pronto geram tensão. Com a espera, a impulsividade é controlada e há tempo para assimilar o que foi dito.
04. Início
Inicie a reunião de feedback de forma leve e se concentre sobre os pontos positivos de quem ouve, antes de cobrar algo, pois isto ajuda a diminuir as defesas do outro e ainda dissolve parte da tensão da conversa.
05. Finalização
Ao final é fundamental que haja um reforço dos pontos principais do feedback, pois ajuda a organizar o pensamento e selecionar o mais importante da conversa. Seja breve!
Dicas de como dar e receber Feedbacks
Ser específico e não generalista não cria dúvidas ou falsas expectativas durante o processo. Apresente exemplos e argumentos palpáveis!
Resumo das dicas
Feedback campeão
Feedback fracassado
Erros comuns no feedback
Efeito Halo
Tendência a considerar todos os aspectos da avaliação baseado numa ideia inicial sobre o avaliado. Essa ideia pode ser positiva ou negativa.
Efeito sequencial
Tendência a avaliar um item de maneira similar ao item anterior.
Efeito similaridade
Tendência a avaliar positivamente aspectos ou temas que você gosta ou domina. As vezes pode ir ao outro extremo, avaliando muito negativamente os itens de domínio.
Efeito última semana
Tendência a considerar na avaliação somente os acontecimentos recentes relacionados ao avaliado.
Impactos da ausência do feedback
- Impacta na produtividade.
- Causa desmotivação.
- Compromete a lealdade do funcionário em relação a liderança.
- Aumenta o risco de perda de talentos.
- Gera comportamentos inadequados.
É possível perceber que falta feedback quando o desempenho é baixo, há dificuldade de relacionamento e pouca iniciativa.
Reações comuns ao feedback
Negação
“Não, isso não é verdade.”
“Eu não fiz isso”
Indiferença
Isto não me afeta nem um pouco…”
“Entrou por um ouvido e saiu pelo outro”
Raiva
“Como podem pensar isto de mim?”
“Quem é ele para me julgar?”
Aceitação e reflexão
“É, realmente já me disseram isso”
Evidências do progresso do feedback
Positivas
- A pessoa está ouvindo cuidadosamente
- A pessoa agradece
- A pessoa concorda e até contribui com o feedback
Negativas
- A pessoa se justifica ou fica argumentando
- A pessoa nega ou ignora o feedback
- A pessoa esquece rapidamente o que foi falado
Como você dá feedback?
Identifique o tipo de feedback
Um feedback pode ser formal quando ele é um processo pontual e agendado ou informal quando ocorre continuamente no dia a dia.
Deve-se dar um feedback positivo quando se deseja repetição do comportamento. Ele pode ter efeitos curativos e ajudar a pessoa a superar obstáculos em sua vida.
Quando se deseja mudança de comportamento dá-se um feedback corretivo, onde você sinaliza um determinado caminho a seguir com base em normas, regras e contexto.
Atenção
Os feedbacks insignificantes, ou seja, aqueles que são vagos e sem propósito, geram uma resposta mínima e nenhum impacto, por exemplo: “É isso aí!”, “Muito bem!”, “Meus parabéns!”.
Não dê um feedback ofensivo, onde você ridiculariza, menospreza, é agressivo ou diminui o receptor. Esse tipo de feedback pode causar danos à personalidade e à autoestima das pessoas.
Como você recebe feedback?
Siga estas instruções
Demonstre interesse no que é dito e seja receptivo mesmo que no momento não seja agradável e posteriormente reflita e tire conclusões.
Discordar é permitido, mas mantenha a mente aberta, procurando entender as razões da pessoa que fala.
Dê seu ponto de vista, assim você também deixa o emissor entender o que levou você a fazer algo ou apresentar certo comportamento.
Evite pensamentos paralelos e não fique construindo justificativas, como se devesse responder a cada ponto apresentado.
Peça tempo, se precisar, para entender a situação e dê exemplos para clarificar a situação. Peça para que fique claro o que é esperado para o futuro. Não tente presumir algo que você não entendeu.
Não hesite em pedir desculpas, em caso de erros, como sinal de respeito.
Por fim, lembre-se que você pode aprender com o que está ouvindo. Entenda que esta é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.
Como você recebe feedback?
Dar feedback é uma das coisas mais importantes que um líder pode fazer porque é por meio dele que ajudará alguém a se desenvolver. Ao mesmo tempo, é uma das tarefas mais difíceis porque, infelizmente, temos o costume de enxergá-lo como uma crítica.
Ao melhorar as habilidades de feedback, estabelecemos um processo de compreensão, respeito e confiança em uma relação. A liderança deve gerar no liderado o desejo por feedback e não a aversão.
Se a organização não possui em sua cultura a prática do feedback é preciso que seja realizado um processo de conscientização sobre a importância do mesmo. Muitos profissionais têm realmente maiores chances de ascensão na carreira depois que recebem feedback sobre sua atuação na empresa, pois essa é uma oportunidade para identificar os pontos fortes e os que precisam ser melhorados no colaborador.
Lembre-se: o feedback visa o aperfeiçoamento do desempenho de uma pessoa, portanto, ele deve ter uma base de senso crítico e não de senso comum.
Momento de reflexão
- Quantos feedbacks você deu este ano?
- Quantos feedbacks você recebeu este ano?
- Qual foi o que mais contribuiu para o seu desenvolvimento?
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