PDI

O plano de desenvolvimento proporciona conhecimento e o aumento de competências por ações realizadas em um determinado período. Ele pode e deve ser personalizado de acordo com cada colaborador em conjunto com a gestão para contribuir com o crescimento do colaborador e empresa.

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O que é PDI

O plano de desenvolvimento individual é uma ferramenta usada para acompanhar o desenvolvimento e desempenho dos colaboradores, é como um roteiro traçado pela empresa para registrar o que é necessário aprimorar no comportamento e habilidades do colaborador.

Principal Objetivo

Contribuir com o alcance de objetivos de curto e médio prazo, estimulando conhecimentos e competências que podem afetar de maneira positiva no futuro. 

É necessário que o colaborador tenha o acompanhamento do seu gestor para dar feedback e contribuir com as melhorias necessárias. Sem isso, ele pode desanimar e não dar continuidade com o próprio plano de desenvolvimento ao julgar que não está recebendo a atenção necessária da liderança.

Como elaborar

Objetivo

Trace qual o principal objetivo e se será de curto ou médio prazo. Esse momento pode ser definido em conjunto entre o colaborador e seu gestor, garantindo a melhor visão de como poderão seguir. É preciso que ambos os lados tenham clareza neste momento e anotem os principais pontos que serão trabalhados.

Planejamento

Planeje com descrições detalhadas do que será feito, trazendo objetivos realistas para não desanimar caso chegue ao final do PDI sem concluir algum ponto importante.

Prazos

Não existe um tempo limite para que o PDI seja desenvolvido, contudo, as empresas costumam a desenvolvê-los entre 3 meses e um ano.

Ajuste sempre que necessário

Sempre que necessário, faça alterações no plano de desenvolvimento, adicionando ou excluindo o que não parece fazer tanto sentido para o momento. É comum que alguma coisa mude durante os dias ou meses, principalmente se o gestor der algum feedback.

Procure sempre trazer feedback para o colaborador

O feedback é uma das ações mais valiosas para quem está em busca de crescimento não somente em sua área, mas também na vida. No momento do PDI não seria diferente.

É essencial que o gestor tire um tempo para avaliar como estão os objetivos e preparar um momento de reunião para passar o feedback, é assim que serão analisados os pontos que precisam de uma atenção maior.

Como aplicar de maneira eficaz

Um dos primeiros passos que vamos indicar aqui, é entender o nível de competência dos colaboradores de sua empresa. 

  • Avaliação de desempenho;
  • Feedback;
  • Autoavaliação.

Marcar um 1:1 também é uma excelente opção para conversar sobre os pontos iniciais e entender em que nível o colaborador está. Essa prática pode ser feita até fora do momento de PDI, aproveitando para trazer uma visão mais detalhada de como ele está mensalmente.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre as competências do colaborador, chegou o momento de anotar quais os principais pontos que precisam de melhoria. É dessa forma que o gestor saberá traçar as melhores metas e o prazo para a conclusão.

Assim, serão identificadas as competências para a função, seja ela atual ou a que quer chegar com o PDI, classificar as competências entre técnicas, comportamentais e de liderança e avaliar o nível do que será necessário para cada ponto traçado.

É a hora de estabelecer os principais objetivos que o colaborador deseja alcançar com a inserção do PDI. Além disso, é de extrema importância que sejam claros, alcançáveis, relevantes e que tenha um prazo mais ou menos definido.

Entre esses objetivos, podemos listar alguns para que a empresa use como exemplo:

  • Realizar treinamentos ou ler artigos que contribuam para o seu desenvolvimento — pode ser adicionado um prazo para a realização dessas tarefas;
  • Ter mais contato com o feedback, o solicitando não apenas para gestores, mas, também, para colegas de equipe;
  • Anotar pontos que notou que precisa de melhoria e deseja conversar em um próximo 1:1.

Existem diversas outras maneiras de acompanhar os objetivos, é essencial que a gestão planeje esses momentos antes e já leve o que irá solicitar.

Por fim, mas um dos mais importantes, reserve um tempo para o feedback. Sabemos que a rotina muitas vezes pode estar corrida, mas, quando se trata do acompanhamento do PDI, é importante que a empresa separe um momento para passar atualizações ao colaborador.

Vantagens do PDI

Erros na elaboração do PDI

Elaborar o mesmo PDI para todos os colaboradores

Um dos erros que mais acontece em empresas que estão começando a aplicar o PDI ou que ainda não têm o conhecimento necessário para a prática, ou até mesmo por quem deseja agilizar o processo.

Ações desenvolvidas pensando em um único colaborador podem trazer diversas consequências, como a desmotivação.

Metas irreais

Os objetivos traçados durante a elaboração do PDI devem ser reais e compatíveis com o prazo definido para a finalização.

Alguns gestores podem pensar que ao trazer ações mais desafiadoras para os colaboradores, irá contribuir para um desenvolvimento mais rápido, mas, na verdade, o que acontece é totalmente ao contrário e pode gerar desânimo logo nas primeiras semanas.

Falta de monitoramento

O papel do líder é acompanhar como o liderado está se desenvolvendo e como pode contribuir. Com isso, é possível identificar ações que não estão caminhando como deveriam, trazendo o suporte necessário para ajustar antes do prazo final.

Falta de envolvimento do colaborador e alinhamento

Outro erro comum durante a elaboração do PDI é a falta de envolvimento do colaborador desde os primeiros alinhamentos, até a finalização. Isso acontece tanto pelo desinteresse do próprio, que deve ser instruído sobre a importância, ou da empresa.

Falta de recurso

Tenha em mente que, para aumentar o desempenho e contribuir com os objetivos, é importante trabalhar alguns pontos específicos por cursos, treinamentos e palestras.

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