Como dar feedback: boas práticas para aplicar em sua empresa

Você já ouviu falar sobre RH Estratégico, mas ainda não tem certeza de como aplicá-lo na sua organização? Vamos explorar juntos esse conceito transformador e descobrir como ele pode revolucionar a forma como você gerencia seus recursos humanos.
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Sem dúvida, receber uma crítica não é fácil, mas fazê-la nem sempre é uma das tarefas mais simples. Contudo, é importante separar um momento para conversar e trazer pontos que podem melhorar em sua função, ou elogios sobre seu trabalho.

Essa habilidade essencial é chamada de feedback, um momento que não envolve apenas transmitir uma mensagem, mas fazê-la de maneira eficaz e construtiva

Pensando nisso, trouxemos um artigo completo sobre o tema e boas práticas para seguir. Boa leitura!

“A coisa mais importante na comunicação é ouvir o que não está sendo dito” — Peter Drucker.

O que é feedback?

É uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho realizado, tendo em vista a melhoria dele. Em outras palavras, ele é o parecer sobre a pessoa, com intuito de avaliar o seu desempenho após uma determinada tarefa, comportamento ou serviço. 

É preciso ter em mente que feedback é diálogo, não palestra!

Não é o momento de expressar sua opinião ou sentimento pessoal, nem queixa, bronca e lição de moral. Nunca comece o diálogo já tendo em mente que sabe a conclusão.

Qual a sua importância?

Duas mulheres estão em um escritório conversando. Estão em frente a uma mesa com notebook e uma agenda.
É através do feedback que o colaborador consegue entender quais pontos precisa melhorar em seu desenvolvimento.

Desde que seja dado com sinceridade e cuidado, o feedback é uma das melhores formas de alinhar expectativas e eliminar maus hábitos em uma empresa. Além disso, ele contribui para tornar o dia a dia da equipe mais produtivo.

O gestor precisa ter em mente que o momento é reservado para trazer pontos construtivos para o colaborador e, ao dar um feedback bem estruturado e completo, pode proporcionar diversas melhorias para toda equipe. 

Você tem dificuldade em dar feedback?

É comum que gestores tenham dificuldades nesses momentos e isso pode estar ligado a fatores como: 

  • Medo de chocar o receptor;
  • Receio de receber críticas;
  • Medo de não saber o que falar e ser mal interpretado;
  • Imagina que vai iniciar uma discussão;
  • Achar que vai “sobrar” para si mesmo;
  • Medo de comprometer amizade, relações sociais, competência e status.

Como gestor, é preciso ter em mente que o momento do feedback é importante para o colaborador entender como está se saindo em sua rotina de trabalho. Dessa maneira, ficar adiando por esses motivos pode prejudicar não somente a ele, mas a empresa em um todo. 

Ao marcar a reunião, os pontos de melhoria precisam estar alinhados. Mas, como já falamos anteriormente, não devem vir em forma de bronca.

Outro ponto importante que devemos citar aqui, é que enrolar muito para dar feedback pode deixar o funcionário ansioso e diminuir a sua produtividade.

Você tem dificuldade em receber feedback?

A dificuldade em recebê-lo é ainda mais forte do que passar o feedback para outra pessoa. Infelizmente, vivemos em uma cultura onde é difícil aceitar nossas ineficiências e ainda mais admitir para outros publicamente, além de:

  • Receio em admitir que errou;
  • Falta de credibilidade em quem está dando feedback;
  • Achar que vai perder a imagem ou status conquistado;
  • Medo de autoconhecimento;
  • Não gostar que chamem a atenção;
  • Pensa que é perseguição;
  • Diz que esse é o seu jeito de fazer as coisas e que cada um tem seu jeito.

Receber feedbacks também é importante para melhorar o trabalho, tornar o ambiente mais produtivo e continuar crescendo na empresa.

Sob a influência de medos inconscientes, as duas partes tendem a entrar num modo defensivo.

Quais são os tipos de feedback?

Agora que já falamos um pouco mais sobre a importância dessa cultura, vamos entender quais são os tipos mais comuns: 

  • Feedback formal: um processo pontual e agendado;
  • Feedback informal: ocorre continuamente no dia a dia;
  • Feedback positivo: pode ter efeitos curativos e ajudar a pessoa a superar obstáculos em sua vida;
  • Feedback corretivo: é sinalizado um determinado caminho a seguir com base em normas, regras e contexto.
  • Feedback insignificante: vago, sem propósito, gera uma resposta mínima e nenhum impacto, por exemplo: “É isso aí!”, “Muito bem!”, “Meus parabéns!”.
  • Feedback ofensivo: você ridiculariza, menospreza, é agressivo ou diminui o receptor. Atenção! Esse tipo de feedback pode causar danos à personalidade e à autoestima das pessoas.

O que não fazer nesses momentos

Duas mulheres estão sérias em um escritório, a do lado direito está com a mão na cabeça e expressão preocupada.
Para que tudo saia como planejado, é preciso tomar cuidado com algumas situações.

Quando falamos sobre boas práticas, não devemos nos esquecer de citar o que não deve ser feito pelo gestor. 

Não ter objetivos 

Como já citamos, para um feedback sair como planejado, é preciso que o gestor tenha objetivos claros e definidos, evitando chegar no momento da reunião e não ter pontos específicos para conversar. 

Quando não se tem ideia do que falar, ele acaba se tornando um momento de desabafo das frustrações da própria gestão, não contribuindo para a melhoria do colaborador. 

Expor o colaborador na frente da equipe

O feedback é um momento individual e nunca deve ser usado para ofender ou constranger o colaborador na frente da equipe. O ideal é reservar um tempo na agenda e conversar somente os dois, tratando de pontos que realmente vão trazer algum benefício. 

Trazer somente pontos negativos 

Infelizmente, gestores que trazem apenas pontos negativos para a conversa, é mais comum do que podemos imaginar. Essa, sem dúvida, não é uma boa prática e pode trazer inseguranças. 

Um feedback precisa contar, sim, com pontos a melhorar. Entretanto, não deve deixar de conter comentários positivos sobre algo que o colaborador realizou. — esse ponto também pode ser falado em público, trazendo o reconhecimento para ele.

Interromper o colaborador

Já falamos sobre isso, mas, é sempre importante frisar que esse momento não deve ser um debate. O gestor também precisa saber ouvir, sem interromper ou levantar a voz se não concordar com o que está sendo dito.

Como o Join RH pode te ajudar?

Fundo azul com uma tela de gráficos ao lado direito. No lado esquerdo está escrito "Sistema de RH, automatize sua gestão de pessoas"

O Join RH é um sistema de gestão de pessoas que vai te ajudar a criar o hábito de dar feedbacks corretamente, alertando se houver um longo período sem. Além disso, ele ajuda no controle centralizado dessas ações, permitindo o compartilhamento com seus superiores e sucessores.

Um software especializado ajuda a incorporar a ação de feedback na cultura da empresa e dá ao RH o controle deste processo.

Sem dúvida, dar feedback é uma das coisas mais importantes que um líder pode fazer, porque é por meio dele que ajudará alguém a se desenvolver. Ao mesmo tempo, é uma das tarefas mais difíceis já que, infelizmente, temos o costume de enxergá-lo como uma crítica.

Lembre-se, ele visa o aperfeiçoamento do desempenho de uma pessoa, portanto, deve ter uma base de senso crítico e não de senso comum.

Gostou desse conteúdo? Você pode conferir uma versão ainda mais completa em nosso e-book gratuito. Não deixe de acessar o nosso blog para conferir mais artigos que vão te ajudar na gestão de pessoas!

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