Plastipak

Case de Sucesso

Sobre a Plastipak

A Plastipak é líder global nos setores de embalagens rígidas de plástico e reciclagem. Tendo a inovação como uma orientação principal, a empresa opera em mais de 60 sedes espalhadas por todo o globo.

Conheça a Plastipak em: https://www.plastipak.com/pt/

Programa Cartão Obrigado

A “União faz a força” e a Plastipak reconhece o quanto a contribuição coletiva pode gerar resultados, promover motivação e melhorar o clima organizacional.

Assim, projetou o programa “Cartão Obrigado”, que teve como objetivo incentivar os seus colaboradores a expressar o seu agradecimento e reconhecer a ação de um colega. O ponto principal foi engajar o trabalho em equipe e propiciar um ambiente de colaboração contínua.

Ao final de cada ano, são premiados os colaboradores que mais enviam e mais recebem “Cartões Obrigado”.

Desafios

O programa iniciou de forma manual, onde cada colaborador ganhava no início do ano 12 cartões em papel, podendo ser enviado um a cada mês para o seu colega de trabalho. Para que o RH pudesse contabilizar quem recebia e quem enviava, os colaboradores precisavam informá-los por e-mail. Esse controle gerava muito esforço e tempo para uma gestão efetiva do programa. Todo o trabalho era controlado por planilha em Excel.

Solução

A Plastipak, que já utilizava a funcionalidade do Feedback no Join RH Mobile, entendeu que esse recurso também poderia ser expandido para o programa “Cartão Obrigado”. O principal atrativo foi possibilitar incluir os agradecimentos pelo celular.


Foram criados dois relatórios e um gráfico para acompanhamento, os quais permitiram realizar pesquisas por colaborador, data, superior imediato e centro de custo, permitindo visualizar qual foi o agradecimento, e sempre tendo em mãos um gráfico para visualizar quantos cartões foram enviados e recebidos mensalmente.


Com o Join RH foi possível controlar a privacidade das informações e permitir que todos os colaboradores pudessem enviar cartões para qualquer pessoa da empresa. A gestão do programa se tornou automatizada e reduziu significativamente o tempo que o RH despendia nesse controle.

Resultados

Rodrigo Vigato, especialista em Recursos Humanos e responsável por conduzir o projeto na Plastipak, compartilha como a Linked RH apoiou essa automatização e permitiu por meio do Join RH Mobile, um aumento de 42% no envio de “Cartões Obrigado” por parte dos colaboradores. “As pessoas estão cada vez mais utilizando a tecnologia para se relacionarem, o “Cartão Obrigado” é uma forma de comunicar ao outro o quanto reconhece uma ação/ajuda recebida, então a versão virtual se tornou mais atrativa e o número de cartões aumentou consideravelmente”.


O programa contou com o apoio da alta administração e partiu de uma solicitação do Diretor Geral da Plastipak. Para uma cultura de reconhecimento na empresa, a liderança precisa ser seu modelo vivo e isso foi fundamental para o sucesso do “Cartão Obrigado”.


A divulgação do programa, com o novo modelo virtual, foi feita no evento de encerramento do ano fiscal, na oportunidade foram feitas as premiações. Posteriormente o RH enviou um e-mail reforçando e instruindo o passo a passo para acessar o programa no Join RH Mobile.


Rodrigo relata que os colaboradores se surpreenderam com a facilidade de poder enviar o” Cartão Obrigado”, pois não precisariam mais escrever no papel, digitalizar, enviar por e-mail para o RH e ir até a pessoa entregar. “Em época de pandemia, traz uma segurança de não ter o contato com o papel e além de tudo, contribuímos com o meio ambiente, focando em um dos nossos valores que é a sustentabilidade”, finaliza Rodrigo.

Este caso de sucesso também foi publicado no BlogRH, confira:

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